ÚLTIMAS POSTAGENS:

SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 27/11/2013


Na Sessão de ontem (27), um dos principais assuntos foi o modelo de orçamento participativo apresentado nesta Casa pelo Executivo. A maioria dos Vereadores manifestou a opinião de que apesar da boa intenção não atingiu a produção desejada. 

O Vereador Marlindo (PC do B), iniciou os discursos fazendo dois PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS, o primeiro de Nº. 090/2013 foi para que o Governo do Estado possa resolver o problema de infra - estrutura do Hospital Sansão Gomes, pois o mesmo está sem estrutura adequada para funcionar. O segundo foi o de Nº. 091/2013 para que a Prefeitura através da Secretaria de Obras possa fazer uma operação tapa buraco no Bairro de Copacabana na TV. Antônio Dourado. Rebateu as acusações de que foram duras suas palavras na Sessão Ordinária do dia (26), apenas reafirma que foi eleito para defender os anseios da população. Falou que na reunião do orçamento participativo ontem só tinha 11 representantes da sociedade civil. Pediu para que se incluísse na Secretária de Obras a parte de Habitação e Urbanismo.  Finalizou salientando que pendências como o cemitério são tópicos que estão acumulando sem serem resolvidos. 

O Vereador Mirabor Leite (PMDB), além de reclamar como foi conduzido o encontro do orçamento participativo diz ter faltado autoridade ao Executivo já que seus próprios Secretários se ausentaram mais cedo do encontro. Disse também que o montante de quase 50 milhões de reais que está para entrar no ano de 2014, dá para fazer um bom trabalho. Pediu que o horário para iniciar a Sessão fosse respeitado.
Afirmou que convênios estão atravancados por falta de um relatório por parte do Executivo. Mirabor Leite fez da palavra do Vereador Sidenir as suas no sentido de que precisa-se de uma reforma administrativa imediata. No final fez o REQUERIMENTO Nº. 057/2013 para que Prefeito Municipal de Tarauacá, Rodrigo Damasceno Catão e seus Secretários, sejam convidados a comparecerem na Câmara Municipal dia 04 de dezembro de 2013 para fazer um diagnóstico da situação em que se encontra a Prefeitura Municipal de Tarauacá.

Vereador João Moreira do (PSB), falou que receberam um projeto para apreciação muito importante, mas espera que não sejam iguais aos outros que pedem urgência porque o dinheiro vai voltar e não a vê pronta, por isso acha inconcebível uma obra ter um prazo de 24 meses para ser concluída. Professores da Zona rural o procurou para reclamar das instalações que estão como, por exemplo, com goteiras.

O Vereador Jesus Sérgio (PSD), chamou a atenção pelo excesso de viagens do Prefeito, pois quando precisa resolver algum problema na Prefeitura o mesmo encontra-se viajando, ressaltou que quando algum  Vereador procura a Prefeitura é pra resolver problemas do município e não problemas particulares. Outra reclamação do Vereador é em relação ao ITERACRE que não cumpre o combinado. Diz que na teoria se acerta uma demanda juntamente com o Prefeito, mas na prática nada é concluído efetivamente. Para terminar demonstrou preocupação com o ano de 2014, pois do jeito que as coisas estão sendo conduzidas, não vê melhorias para o próximo ano. No final o Vereador fez o PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 089/2013 para que a Prefeitura através da Secretária de Obras faça a recuperação da Travessa Hilton Catão Lessa e que possa construir uma vala para o escoamento da água. 


O Vereador Nasso fez o REQUERIMENTO Nº. 58/2013 para que a Prefeitura Municipal informe a situação da Creche que iria ser construída no Bairro Senador Pompeu, pois se trata de recurso adquirido através de Convênio com o Governo Federal. Mostrou-se a priori a favor da construção do Centro do Idoso, mas também se demonstrou preocupação com o longo tempo para o término da obra.

Vereador Sidenir do (PC do B), disse que deveria ter se criado uma comissão para debater o orçamento, para que quando se fizesse o orçamento participativo já tivesse uma diretriz traçada para se rediscutir o mesmo para o assunto avançar, já que o orçamento está em atraso. A partir daí sabendo-se sobre os valores, os Vereadores terão como cobrar mais seriamente a quem de direito. Chamou a atenção para que seus congêneres separem o que é reivindicação do que é fofoca leviana. Finalizou com o que chamou de palavra de ordem pedindo uma reforma administrativa já!

Já a Vereador Janaína Furtado (PSD), o pediu a união dos Vereadores em prol do encontro para debater o orçamento participativo na próxima terça-feira, dia 03 de dezembro. Agradeceu aos colegas Vereadores a aprovação da Moção de Aplauso tanto para o Verona como para o Rivera, times de futebol de salão que honraram o nome do município pelo espírito esportivo com o qual disputaram o último torneio. Por esse motivo a Vereadora pediu apoio e incentivo para o esporte municipal para os seus colegas do Legislativo.

O Presidente Manoel Monteiro (PC do B), concorda com os Vereadores sobre o modelo que foi executado para debater o orçamento, mas já comunicou que será feito no CEDUP outro evento com a mesma pauta, com maior abrangência pela sociedade civil organizada, pois em sua opinião é de suma importância que esse tema seja debatido com muita calma, dado sua relevância. Em relação à Creche, o Presidente propôs que seja feito um mutirão para fiscalizar o que já foi aprovado por essa Casa.

 Assecom
Compartilhar no Google Plus

Sobre Presidente Raquel de Sousa

Redatora do blog, Publicitária
    Comentário do Blogger
    Comentário do Facebook