ÚLTIMAS POSTAGENS:

SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 28/05/2014


Na Sessão de ontem (28) foram apresentados um Projeto de Lei e dois Ante-Projetos. O Projeto de Lei nº 007/2014 foi enviado do Gabinete do Vereador Ezi Aragão para assegurar aos professores da rede municipal de ensino que tenham cumprido o tempo mínimo de exercício no magistério para fins de aposentadoria a opção de exercer atividades fora de aula.

Um dos Anteprojetos de Lei foi oriundo do Gabinete do Vereador Lulu Neri sob nº de 005/2014 que cria a guarda municipal no município de Tarauacá. O segundo Anteprojeto de lei nº 006/2014 veio do Gabinete do Vereador Roberto Freire que dispõe sobre a criação de plantão extra e de sobreaviso no posto municipal João Wanderley e Maria da Luz. 

Nas preposições dos Vereadores o Vereador Lulu Neri fez a INDICAÇÃO nº 26/2014 para que a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde realize um Atendimento de Saúde para terceira idade do nosso município, no clube onde é feita as festas dos idosos e que possa ser realizado no final de semana, disponibilizando uma equipe completa para o atendimento. 

O Vereador Marlindo fez três Indicações: A primeira de nº 24/2014 pede que a Prefeitura através da Secretaria de Agricultura possa construir uma Casa de Apoio para os trabalhadores rurais. A segunda INDICAÇÃO de nº 25/2014 solicita que a Câmara possa digitalizar todas as Leis existentes no Poder Legislativo e a terceira de INDICAÇÃO de nº 27/2014 para que quando da abertura do Campus do IFAC em Tarauacá, as vagas destinadas para o mesmo sejam pelo menos 30% destinadas aos alunos da zona rural. 

O Vereador Roberto Freire fez o REQUERIMENTO nº 020/14 para que seja encaminhado a esta Casa Legislativa a tabela de valores referente a diárias já existentes e quanto vai ficar após a aprovação do Projeto de Lei Nº 017/2014 do Executivo Municipal. Finalizou-se as proposições com o pedido de REQUERIMENTO do Vereador Mirabor Leite sob o nº 021/2014 para que envie a esta Casa Legislativa relação com o nome de todas as escolas municipais rurais, divididas por localidades.

O Vereador Lulu Neri falou da sua satisfação por ter o Executivo aceitado seu pedido de colocar o nome do saudoso Professor Francisco Hélio Luceno Fonteneles na biblioteca municipal. Falou também da sua Indicação que considera importante para o ‘forró dos velhos’ onde a terceira idade tem que ser lembrada. Nesse mesmo contexto cobrou uma maior agilidade do TFD no Acre. Sobre o Anteprojeto o Vereador propôs porque está cansado de ver o patrimônio público sendo alvo de vândalos. 

A Vereadora Janaína Furtado parabenizou a Coordenadora para Políticas Públicas para a Mulher, senhora Ionara Machado por ter ido à Câmara Municipal agradecer pelos Vereadores terem votado o Projeto de criação do Conselho Municipal da Mulher. Finalizou demonstrando sua insatisfação com a violência crescente em nosso município, principalmente em relação às mulheres, convocando seus congêneres a ir a Rio Branco se for preciso para amenizar esse problema.

O Vereador Mirabor  Leite falou conotativamente que em relação à Segurança Pública do município a mesma já passou a ser um caso de polícia e atribui o problema a uma questão social. O Vereador esteve no final de semana em Cruzeiro do Sul para o lançamento da chapa que vai concorrer ao Governo do Estado e que teve como candidata a Deputada Antônia Salles do seu partido o PMDB. Cobrou a reunião com as autoridades para resolver o problema das famílias em situação de risco no bairro Luis Madeiro. O Vereador Marlindo reafirmou seu compromisso como povo relembrando que é para isso que ele foi eleito. Em relação ao seu pedido de liberar a fachada do Teatro Municipal, justificou por o mesmo ser a obra mais antiga do município, além de ser a Casa Teatral mais antiga do Acre e as pessoas se quer conseguem fotografar, já que o mesmo vive cheio de obstáculos em frente. Fez referencia aos 24 milhões de reais que entraram no município com autorização dos próprios Vereadores pedindo que as pessoas pensem duas vezes antes de dizer que Vereador não trabalha. Em relação ao confronto de instituições policiais, disse que quem sai ganhando é o marginal referindo-se ao problema da violência em Tarauacá pedindo uma Audiência Pública. Terminou sua fala tocando no assunto dos precatórios que é um problema que se arrasta desde outras administrações por nunca ter havido um Prefeito que dialogasse com a população como acontece hoje.

O Vereador Nasso Kaxinawá chamou a atenção dos nobres Vereadores por já ter acontecido uma reunião com eles e o representante da Secretaria de Segurança Pública e nada foi resolvido até hoje, dizendo inclusive que os fatos ocorridos o estão assustando como cidadão. Da mesma forma é o desmoronamento do bairro Luis Madeiro onde os Vereadores cumpriram com o seu dever indo até Rio Branco em busca de soluções, onde foi marcada uma reunião e até agora não foi tomada providencias.

O Presidente Manoel Monteiro falou de sua ida a Rio Branco onde juntamente com outros Vereadores foi ao IMAC tratar do assunto do desbarrancamento do bairro Luis Madeiro, onde ficou acertada uma reunião com o representante do órgão aqui em Tarauacá, mas devido sua agenda lotada o mesmo não pode ainda comparecer. Manoel Monteiro diz-se está animado com a chegada do verão onde a administração municipal pode mostrar todo o seu empenho em melhorar significativamente o município. Por isso repele veementemente as críticas que sofre onde dizem que a administração municipal interfere na Câmara. Elogiou a Sra Ionara Machado que foi agradecer na Casa a votação e aprovação da Coordenadoria de Políticas Públicas para a mulher. 

O Vereador João Moreira justificou sua ausência da Sessão do dia (27), ontem afirmando a importância da votação da aprovação da Coordenadoria de Políticas Públicas para a mulher. Em relação à ida dos Vereadores a Rio Branco tem certeza que o Presidente da Casa vai marcar as reuniões assim que possível para que se inicie a solução dos problemas pendentes em tanto da segurança pública quanto do bairro do Luis Madeiro. Pediu mais celeridade para as pessoas que dependem do TFD, dando inclusive o próprio exemplo onde aguarda um tratamento para sua vista há mais de um ano, inclusive convidou os colegas Vereadores para irem a Rio Branco tratar desse problema. O Vereador Roberto Freire repetiu um Projeto de Lei de 2010 que beneficia a população no sentido de ter uma unidade básica de saúde a disposição durante os finais de semana. Reclamou que não obteve resposta sobre os pedidos de informações feitos à Cooperativa coordenada pelo senhor Carlinhos Felix. Reclamou da carga tributária desse país que é uma das mais pesadas do mundo afirmando que de cada 12 meses de salários de um trabalhador 05 fica para o governo, acrescentou ainda que é o governo que mais arrecada e menos constrói. Destacou uma grande obra que está sendo feita que é o IFAC, mas criticou por ser a obra construída em frente a um matadouro. 

O líder do Prefeito na Câmara Vereador Sidenir disse que o Governo do Dr. Rodrigo está falhando quando não divulga o que faz. Afirma o líder que o Prefeito conseguiu verba em Brasília de 11 milhões para sanar o problema do desbarrancamento no bairro do Luis Madeiro onde se encontram as famílias em risco. Falou também das melhorias quem vem e que estão aguardando apenas o verão, em um total de 24 milhões de reais a serem disponibilizados já em convênios.

Assecom

Compartilhar no Google Plus

Sobre Presidente Raquel de Sousa

Redatora do blog, Publicitária
    Comentário do Blogger
    Comentário do Facebook