ÚLTIMAS POSTAGENS:

CÂMARA DE TARAUACÁ RECEBE VISITA DE ESTUDANTES DA ALMIRANTE BARROSO



Alunos do 5° Ano da Escola Municipal Almirante Barroso, localizada no bairro Ipepaconha/Esperança, acompanhadas das professoras Fabrícia Prado e Raimunda Acioly, estiveram visitando a Câmara Municipal de Tarauacá para acompanhar a reunião ordinária da Casa, desta terça-feira, 06 de Novembro e também, conhecer o funcionamento do Poder Legislativo. A matéria faz parte da grade curricular de História. 


As crianças foram recebidas pelo Presidente da Câmara, em exercício, Ezi Aragão (PT), os vereadores Valdor do Ó (PMDB), Cacique Nasso (PC do B), Janaína Furtado (REDE), Antônio Araújo (PT), Lauro Benigno (PC do B) e Radamés Leite (PSB) que fizeram explanações, falando sobre as atribuições do parlamentar e outras informações sobre o funcionamento do Legislativo Municipal. 

 
Na oportunidade os alunos, puderam ter maior clareza de como funciona a Casa de Leis e as prerrogativas dos vereadores na elaboração de leis e fiscalização quanto aos gastos públicos realizados pela Prefeitura e Câmara Municipal. 


Para o Presidente da Câmara, em exercício, Ezi Aragão (PT) a iniciativa foi válida e destacou ainda que a Casa Legislativa é o lugar do povo. "É importante receber as crianças e contribuir para a formação cidadã do município. A Câmara está sempre de portas abertas para receber todos aqueles que queiram ver de perto a atuação dos vereadores e o funcionamento desta Casa", afirma Ezi. 


O vereador Cacique Nasso (PC do B), entendeu a experiência como bastante positiva, uma vez que está sendo abordado em sala de aula temas relacionado ao Poder Legislativo e outros órgãos públicos do município. "Sejam sempre bem vindos à Câmara", concluiu.  

Já o vereador Valdor do Ó (PMDB), parabenizou os alunos e professoras pelo interesse pela política e explicou o processo legislativo e as funções do Poder. “É muito importante que vocês se interessem pela política, que cobrem melhorias, que participem ativamente das discussões da comunidade. São exatamente crianças como vocês que têm o poder de mudar o que está errado e trazer renovação”, destacou 

“A participação de crianças e jovens é sempre muito positiva, os alunos fizeram várias perguntas, houve realmente uma grande participação, especialmente para a formação política destes alunos, o que é importante para o processo democrático em que vivemos”, comentou o vereador Antônio Araújo (PT). 

A vereadora Janaína Furtado (REDE) apresentou todos os setores da Casa Legislativa, em seguida, esclareceu dúvidas sobre a carreira política, a função do Parlamentar e projetos da Câmara. Janaína considerou gratificante a visita dos alunos, pois desperta nos jovens cidadãos o interesse político. “Política é trabalhar pela comunidade”, definiu. “Fazer com que eles percebam isso é essencial para diminuir a visão negativa sobre a política.” 

Para o vereador Lauro Benigno (PC do B), a iniciativa foi importante, já que durante a visita os alunos questionaram vários pontos em relação à função dos parlamentares, "oportunidade em que puderam fazer várias perguntas que irão somar em conhecimento, contribuindo para o exercício da cidadania", disse Lauro Benigno, lembrando que a Câmara Municipal "é a Casa do povo e suas portas estão sempre abertas para receber a todos que a procuram". 

“É um prazer receber vocês aqui. A Câmara é a casa de todos os cidadãos, a Casa do Povo. Nós vereadores nos alegramos com a visita de vocês”, saudou o primeiro secretário da Casa Legislativa, vereador Radamés Leite (PSB). 



De acordo com a professora, Fabrícia Prado, a iniciativa de ir até a Câmara tem como objetivo incentivar a reflexão dos alunos sobre questões que envolvem suas vidas. “Essa experiência vai incentivá-los a serem cidadãos conscientes”, afirmou. 


A professora Raimunda Acioly conta que a ação objetiva o conhecimento prático, que vai além dos livros. “Os alunos estudam a história de Tarauacá e noções do funcionamento da administração pública. Hoje viemos conhecer a Câmara e suas e suas atividades”, relata.



Os alunos gostaram do passeio. A estudante, Clarisse Tavares, de 10 anos, conta que “o que mais chamou minha atenção foi conhecer os vereadores e descobrir que existem 9 homens e duas mulheres que se reúnem toda semana para discutir as leis e as melhorias para nossa população”, diz.


Assecom Câmara de Tarauacá
Compartilhar no Google Plus

Sobre Unknown

Redatora do blog, Publicitária
    Comentário do Blogger
    Comentário do Facebook