ÚLTIMAS POSTAGENS:

Câmara de Tarauacá aprova Comissão Processante para apurar denúncia contra prefeita Marilete Vitorino


A sessão ordinária desta terça-feira, 21 de  Agosto, da Câmara Municipal, levou centenas de pessoas para assistir os trabalhos dos Vereadores, pois era voz corrente nas ruas, nas redes sociais e na imprensa, de que propostas polêmicas seriam votadas no expediente, como a votação a abertura de uma Comissão Processante (CP) para apurar uma denúncia contra a prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino.


Com o quórum completo da 14° Legislatura, foram 10 votos favoráveis e um contrário à abertura da comissão que ficou assim constituída: O presidente Lauro Benigno (PC do B), o relator José Gomes “Raquel” (PT) e o membro Diógenes Fernandes “Dólar” (PSD). Compõem ainda a Comissão a vereadora Neirimar Lima “Veinha” (PDT) como suplente.


Na mesma sessão, os edis votaram as proposições dos vereadores Antônio Araújo “Príncipe”(PT), Diogenes Fernandes (PSD), Cacique Nasso (PC do B), Janaína Furtado (REDE), Carlos Tadeu (PC do B) e Radamés Leite (PSB), unanimidade.

Antônio Araújo (PT)


INDICAÇÃO Nº075/2018

Senhor Presidente,
Senhoras Vereadoras,                
Senhores Vereadores,


         O Vereador que este subscreve requer que, após tramitação regimental pelo Plenário desta Casa Legislativa, seja aprovada  a seguinte Indicação:


Que a Câmara Municipal conceda o Título de Cidadão Tarauacaense ao senhor  Carlos da Costa Lima.

JUSTIFICATIVA

       Tal Indicação justifica-se, pois essa homenagem é o mínimo  que a Câmara Municipal poderia fazer, visto que esse cidadão contribui significativamente para a evolução de Tarauacá, pois ele é um excelente repórter
      

INDICAÇÃO Nº076/2018 


         O Vereador que este subscreve requer que, após tramitação regimental pelo Plenário desta Casa Legislativa, seja aprovada  a seguinte Indicação:


Que a Câmara Municipal conceda o Título de Cidadão Tarauacaense aos senhores Francisco Fernandes Paiva e Raimundo da Silva Araujo.

JUSTIFICATIVA

       Tal Indicação justifica-se, pois essa homenagem é o mínimo  que a Câmara Municipal poderia fazer, visto que esse cidadão contribui significativamente para a evolução de Tarauacá.
      

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº064/2018

 O Vereador que este subscreve requer que, após tramitação regimental e aprovação pelo plenário desta Casa Legislativa, seja encaminhada à Prefeita de Tarauacá, Sr.ª Marilete Vitorino de Siqueira, a seguinte solicitação:

Que a Prefeitura Municipal de Tarauacá, através da Secretaria Municipal de Promoção Social providencie a permanência do músico Francisco Pontes (Japão) no forró da melhor idade.

JUSTIFICATIVA
Tal Pedido de Providência justifica-se, pois os freqüentadores do Forró da Melhor Idade reclamam de que há possível cancelamento do contrato, visto que conversas surgiram denotando que tal fato possa ocorrer. Diante disso, solicito esclarecimentos sobre tal situação.

Certo de sua compreensão, antecipamos protestos de consideração e apreço.

Sala das Sessões, “Antônio Américo de Figueiredo,” 21 de agosto de 2018.


REQUERIMENTO Nº050/2018

         O Vereador que este subscreve requer que, após tramitação regimental e aprovação pelo Plenário desta Casa Legislativa, seja encaminhada à Prefeita de Tarauacá, Sra. Marilete Vitorino de Siqueira, a seguinte solicitação:

Que a Prefeitura envie a esta Casa Legislativa informações referentes a respeito da data de pagamento das rescisões e direitos trabalhistas dos servidores que foram demitidos do processo seletivo simplificado.


Certo de sua compreensão, antecipamos protestos de consideração e apreço.

Sala das Sessões, “Antônio Américo de Figueiredo,” 21 de agosto de 2018.

RADAMÉS LEITE (PSB)


ANTEPROJETO DE LEI N°011/2018 DISPÕE SOBRE O ATENDIMENTO CLÍNICO E MUNICÍPIO ESPECIAL E REGULAR AOS ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE.

ANTEPROJETO DE LEI N°005/2018 
 ACRESCENTA O INCISO VI NO ARTIGO 31 DA LEI COMPLEMENTAR 007 DE 17 DE NOVEMBRO DE 2015 QUE DISPÕE SOBRE ATUALIZAÇÃO DO CÓDIGO TRIBUTÁRIO DO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
CARLOS TADEU (PC do B) 
Senhoras Vereadoras,
Senhores Vereadores,


       O vereador que este subscreve requer que, após tramitação regimental e aprovação pelo Plenário desta Casa Legislativa, seja aprovada a seguinte indicação:

Que a Câmara Municipal conceda o Título de Honra ao Mérito à senhora Maria Ivete da Silva Moura Damasceno e ao senhor Raimundo Nonato Soares Damasceno.


JUSTIFICATIVA
Tal Indicação justifica-se, pois essa homenagem é o mínimo  que a Câmara Municipal poderia fazer, pois essas pessoas prestaram relevantes serviços ao município.

         Certo de sua compreensão, antecipamos protestos de consideração e apreço.


Sala das Sessões, “Antônio Américo de Figueiredo,” 21 de agosto de 2018.



Diógenes Fernandes "Dólar"



REQUERIMENTO Nº. 051/2018


Senhor Presidente,
Senhoras Vereadoras,
Senhores Vereadores,

O Vereador que este subscreve requer que, após tramitação regimental pelo plenário desta Casa Legislativa, seja aprovada a seguinte solicitação:

Que seja enviada ao meu gabinete a seguinte documentação:
·Comprovante de pagamento do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) dos Vereadores/servidores desta Casa Legislativa de 01/2017 a 08/2018;
·Comprovante de pagamento do INSS recolhido dos Vereadores/servidores desta Casa Legislativa de 05/2017 a 07/2018 (juntamente com o patronal);
·Cópia do processo de denúncia votado na sessão do dia 14/08/2018;
·Cópia da ata da sessão do dia 15/08/2018; e
·Cópia da ata da reunião do dia 15/08/2018.

Certo de sua Compreensão, antecipamos protestos de consideração e apreço.

Sala das Sessões, “ANTÔNIO AMÉRICO DE FIGUEIREDO”  21 de agosto de 2018.



JANAÍNA FURTADO (REDE)


INDICAÇÃO Nº 078/2018


Senhor Presidente,
Senhoras Vereadoras,
Senhores Vereadores,


         O Vereador que este subscreve requer que, após tramitação regimental e aprovada pelo Plenário desta Casa Legislativa, seja encaminhada a Prefeita Municipal, Senhora Marilete Vitorino de Siqueira a seguinte indicação:



·        Que a Pré – Escola em construção no Bairro Avelino Leal receba o nome da Ex Professora Maria Rodrigues de Mesquita.


JUSTIFICATIVA


A devida indicação se faz necessário, pois a professora merece esta homenagem póstuma visto que foi uma grande colaboradora com a educação municipal.
A professora Maria Rodrigues de Mesquita nasceu no seringal Santa Luzia no dia 22.04.1942, sendo a segunda filha de Maria Rodrigues de Souza e Antônio Coelho de Souza, com 4 anos de idade seus pais separaram e ela juntamente com suas 3 irmãs ficaram na guarda do seu pai e de sua avó paterna. Aos 10 anos seu pai a entregou para o padrinho o então Juiz Dr. Mário Strano. Foi no período que morava com os padrinhos que teve a oportunidade de estudar, embora tendo que conciliar os estudos com os trabalhos domésticos. Ela mesma fazia seus cadernos costurados a mão, que muitas vazes estava sujos com pontos queimados devido a lamparina, haja vista que estudava  muito a noite por falta de tempo durante o dia por conta dos afazeres domésticos.Assim, ela conseguiu estudar e concluir o seu quinto ano primário.Sempre foi muito grata à oportunidade que seus padrinhos lhes deram.
Com 18 anos foi morar no seringal Ocidente em busca da sua família, principalmente sua mãe. Naquela época a pessoa que tinha quinta série era considerada com grande saber, na época chamada de “sabido”. Era um grau de ensino elevado para a época e principalmente para a localidade. Por isso foi contratada para dar aulas no Seringal Santa Cruz. Apos 4 anos já em outro seringal por nome Democracia, conheceu o Sr. Vicente Lima de Mesquita, com quem casou e teve suas duas  primeiras filhas, Augusta e Elizan.   A professora Maria Rodrigues de Mesquita sempre almejava dar aulas na cidade, até mesmo pelas facilidades que eram maiores, pois trabalhar na zona rural na época ainda era mais difícil. E assim foi cada vez mudando-se para seringais mais próximos, se mudando então para a comunidade Dezoito Praias, onde residiu por um período e teve mais duas filhas, Vângela e Verônica. Em todas as unidades escolares a professora exercia além da função de professora, a de merendeira e servente.
Em 1976 veio morar na cidade, onde teve seu primeiro filho que nasceu com problemas de saúde, desconhecidos pelos médicos, vindo a óbito seis meses após o nascimento. Um ano depois nasceu a filha caçula Elça Maria.
Na cidade ela trabalhou nas escolas Almirante Barroso, no final do Bairro Ipepaconha na época e também na extinta escola Omar Sabino de Paula no Bairro Senador Pompeu, onde ela passou a residir.
Depois se mudou para o centro da cidade na Rua Floriano Peixoto e foi trabalhar na escola Plácido de Castro, seu último local de trabalho.
Já em fase de aposentadoria no dia 23 de agosto de 1990 sofreu um grave acidente quando estava indo para sua colônia. Deu um forte temporal e um galho de arvore caiu sobre sua cabeça. Ela foi trazida para a cidade e no dia seguinte viajou para Rio Branco, mas infelizmente, na madrugada do dia 27.08.1990, veio a óbito em conseqüência do acidente.
Maria Rodrigues de Mesquita é de uma família de muitos professores, pois suas irmãs Francisca Oliveira, Fátima Medina, Orência Oliveira e Ester oliveira, e suas filhas Augusta Mesquita, Elizan Mesquita e Vângela Mesquita e várias outras sobrinhas.
Certo de sua compreensão, antecipamos protestos de consideração e apreço.


Sala das Sessões, “Antônio Américo de Figueiredo,” 21 de agosto de 2018.



Cacique Nasso (PC do B)


INDICAÇÃO Nº079/2018




Senhor Presidente,
Senhoras Vereadoras,                
Senhores Vereadores,


         O Vereador que este subscreve requer que, após tramitação regimental pelo Plenário desta Casa Legislativa, seja aprovada  a seguinte Indicação:


Que a Câmara Municipal conceda o Título de Cidadão Tarauacaense aos senhores Edileudo de Almeida Castro e Francisco das Chagas Reinaldo Pereira.

JUSTIFICATIVA

       Tal Indicação justifica-se, pois essa homenagem é o mínimo  que a Câmara Municipal poderia fazer, visto que esses cidadãos contribuem  significativamente para a evolução de Tarauacá.
     

Certo de sua compreensão, antecipamos protestos de consideração e apreço.

Sala das Sessões, “Antônio Américo de Figueiredo”, 21 de agosto de 2018.



 Assecom Câmara de Tarauacá
Compartilhar no Google Plus

Sobre Unknown

Redatora do blog, Publicitária
    Comentário do Blogger
    Comentário do Facebook