ÚLTIMAS POSTAGENS:

HOMENAGENS AO DIA DO ÍNDIO SÃO FEITAS DURANTE SESSÃO ORDINÁRIA



 
Na manhã desta quarta-feira, 19, foi realizada mais uma Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Tarauacá, data em que se comemora o Dia do Índio. A Sessão foi regado de grandes homenagens pelos parlamentares aos indígenas, contou com a leitura do projeto de Lei n° 006 de abril de 2017 que CRIA A GUARDA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, em fase de apreciação, e do Pedido de Providências de N° 032/2017, de autoria do Vereador Valdor do Ó (PMDB), aprovado por unanimidade, que pede que a Secretaria de Obras efetue uma operação tapa-buraco na Rua Wadalgisa Nogueira, via principal do bairro Conquista. 


Durante a manhã os edis expressaram apreço e alegria com as homenagens ao Dia do Índio, agradecendo e parabenizando o cacique Nasso, parlamentar desta Casa Legislativa que se encontra em São Paulo participando do Encontro dos Povos Huni Kuin.

                        

O vereador Valdor do Ó (PMDB) deixou uma mensagem em Homenagem ao Dia do Índio, comemorado neste dia 19 de Abril. Pensando nisso, o parlamentar explica que o projeto de N°006/2017 de sua autoria foi apreciado neste dia como forma de valorizar a população indígena. “Quero agradecer os vereadores presentes por aprovar por unanimidade meu projeto de valorização dos povos indígenas. Outro quesito que quero destacar nesta tribuna, é o meu pedido de providências que pede que a Secretaria de Obras efetue operação tapa-buraco na principal via do bairro Conquista, melhorando a vida dos moradores do bairro e população que precisa da via para se locomover, em especial, os que têm veículos, pois tem mais dificuldades de trafegabilidade, com as galerias danificadas”. 
 
O vereador Lauro Benigno (PC do B) parabenizou todos os indígenas pela passagem, bem como, falou da valorização e importância dos indígenas, não só no município de Tarauacá, como também os índios do Estado e do Brasil. ‘’Quero parabenizar o Vereador Valdor do Ó pelo projeto de grande relevância, direcionado a melhoria da qualidade de vida dos indígenas. Agradeço ainda, a sanção da emenda do Projeto de alteração da lei de gestão, direcionado aos gestores, presidentes dos conselhos escolares e os coordenadores pedagógicos. Finalizo, pedindo que a Prefeitura de Tarauacá tenha uma preocupação especial a respeito das precárias situações que se encontram nossas vias, prova disso, é a Rua Capitão Hipólito, principal via do bairro triângulo, está parecendo um ramal e da forma que estão levando não vai demorar para a mesma ficar in trafegável, prejudicando a locomoção dos moradores, bem como, os estudantes, em especial as crianças. Precisamos solucionar URGENTEMENTE esta situação, mesmo sabendo das dificuldades, porém, sabemos que pelo menos um trabalho preventivo poderá ser feito”, concluiu. 

                     
A vereadora Janaína Furtado (REDE) ao usar a tribuna, a parlamentar parabenizou os indígenas pelo o seu dia, bem como, ressaltou a data como mais um momento de reflexão para os poderes, como também buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida dos nossos irmãos indígenas.

Em seguida, a vereadora Janaína Furtado (REDE) pediu permissão para se ausentar da sessão, onde a mesma irá participar de um compromisso externo. 


O vereador Raquel de Sousa (PT) disse que os povos indígenas, são nossos ancestrais e merecem nosso respeito e consideração, em seguida, parabenizou o vereador Valdor do Ó (PMDB) pelo o projeto voltado as políticas públicas de melhoria na qualidade de vida dos indígenas.

Por outro lado, o parlamentar cobrou iluminação pública para os moradores do bairro Copacabana, próximo a residência do Sr. Cleir, pois os moradores estão com fornecimento de energia, em mais de 500m de “rabicho”, bem como, os moradores do bairro Luiz Madeiro, prejudicando os eletrodomésticos e eletrônicos dos moradores, com a queda de energia a cada hora. “Precisamos que algum representante da ELETROACRE venha até a Câmara para explicar e responder os questionamentos dos parlamentares, que tanto a população nos cobra”. 

A vereadora Neirimar Lima (PDT) parabenizou os indígenas pela a passagem do seu dia, além de informar aos presentes o início do ano letivo da zona rural. “Hoje quero informar que as aulas da zona rural vai começar no dia 2, com a saída dos funcionários na segunda-feira, 1° de Maio’’. Em seguida, a vereadora pediu permissão para se ausentar da sessão para participar de uma audiência. 





O presidente da Câmara, Carlos Tadeu (PC do B) parabenizou os indígenas, em especial, o Vereador Cacique Nasso que está em São Paulo participando do Encontro dos Povos Huni Kuin, enfatizando a cultura das etnias indígenas, onde o mesmo explica que mais de 4 anos quando começou a acompanhar de perto a cultura e a vida cotidiana dos irmãos indígenas, seu apreço pelas etnias e aldeias indígenas só aumentou e se consolidou ainda mais.

Em seguida, o parlamentar falou da falta de iluminação na cidade. “Hoje, nossas ruas estão com precariedades na iluminação pública, haja vista, que a Prefeitura já realizou licitação de material, e agora, justificam a ausência por falta de escada. É brincadeira este descaso e esta justificativa que não tem cabimento. ESTÁ NA HORA DE ACABAR COM DESCULPAS E SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DA POPULAÇÃO. Gostaria que a Prefeita  e o vice-prefeito tivesse uma preocupação com a iluminação pública não só nas nossas vias, como também, com os patrimônios público da nossa cidade, em especial, a Praça da Municipal que se encontra em uma tremenda escuridão, um lugar onde deveria ser uma referência do nosso município, pois é frequentado pelo os jovens e as famílias passearem, conversarem e tomar tereré" .

Dando prosseguimento, sua  participação nesta sessão de hoje, o Presidente Carlos Tadeu ( PC do B) falou a respeito dos 1700 kits de alimentação, limpeza, higiene, dormitório e colchão que a Secretaria e Promoção Social recebeu para entregar as famílias atingidas pela enchente. “ Hoje já estamos com quase 40 dias da última alagação e só agora estão sendo entregues os kits, onde os mesmos, deveriam serem entregues no período de pós-alagação, ou seja, quando as famílias saem dos abrigos públicos municipais e retornam para suas casas, bem como, a informação que tenho é que esses Kits estão armazenados no depósito de um empresário da cidade, onde os mesmos deveriam está guardados no almoxarifado da Prefeitura. Gostaria ainda, que a  Secretária de Promoção Social, Deise Figueiredo, responsável pela distribuição dos kits, convidasse todos os parlamentares para mostrar onde os kits estão guardados e quais os critérios para entrega do material às famílias”.

O presidente Carlos Tadeu (PC do B) finalizou sua fala, dizendo que precisa que a Secretaria Municipal de Educação informe esta Casa Legislativa quando será o início do Ano Letivo da Zona Rural que está atrasado e que a Administração Municipal tem por obrigação começar IMEDIATAMENTE AS AULAS, para não dificultar ainda mais os estudantes da Zona Rural, e que as desculpas com as situações das escolas, devem ser solucionadas.
 

                                                      PROPOSIÇÕES


Do Gabinete do Vereador Valdor do Ó (PMDB) veio o Pedido de Providências de N° 032/2017 que pede que a Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria de Obras efetue uma operação tapa-buraco, na principal via do bairro Conquista, nomeada como Wadalgisa Nogueira.

Ainda do Gabinete do Vereador Valdor do Ó (PMDB) veio o Projeto de Lei N° 006 de abril de 2017 que CRIA A GUARDA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, aprovado por unanimidade,em fase de sepreciação.

 Assecom Câmara de Tarauacá
Compartilhar no Google Plus

Sobre Unknown

Redatora do blog, Publicitária
    Comentário do Blogger
    Comentário do Facebook