ÚLTIMAS POSTAGENS:

CÂMARA DE TARAUACÁ REALIZA 22° SESSÃO ORDINÁRIA DO 1° ANO LEGISLATIVO


A Câmara Municipal de Tarauacá realizou na manhã desta quarta-feira (26) a vigésima segunda Sessão Ordinária de 2017. Com a presença de Vereadores do Poder Legislativo, que usaram a Tribuna para apresentação de indicações, requerimentos, moção de aplausos, pedidos de providências, em prol dos munícipes de Tarauacá.

Através de seus discursos de cobrança, na maioria das vezes, os parlamentares reivindicaram do Poder Executivo, mais uma vez, uma ação imediata para o momento de dificuldade que Tarauacá vem atravessando. 
Por outro lado, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Gabriel Maia fez um  Convite para todos os parlamentares para participar do ato de Inauguração do Centro de Convivência do Idoso, Quartel da PM e Complexo Penitenciário Feminino, ambos promovidos pelo Governador Tião Viana,que serão realizados amanhã (27) a partir das 8 horas da manhã. 

Como nas últimas sessões as discussões se estenderam por horas e a população pôde conferir de perto o trabalho de seus representantes no Poder Legislativo. 


Vereador Antônio Araújo (PT)
                                
                               

Iniciou as suas considerações cumprimentando a todos os presentes em Plenário e explicou sobre sua participação no resultado final do processo seletivo da Prefeitura, acompanhado do Vereador Radamés feita através de sorteio na Câmara com a presença de todos os parlamentares. Lembrou, que hoje (26) é o dia que os candidatos podem entregar seus recursos junto a Prefeitura de Tarauacá, solicitando todos seus questionamentos. O parlamentar ressaltou a entrega do Centro de Convivência do Idoso marcada para a próxima quinta-feira, 27, pelo Governo do Estado, lembrando que o Centro é fruto de uma participação assídua da Irmã Nelda que se encontra em tratamento de saúde, fora do Estado, e também fruto de um compromisso da gestão municipal anterior que levou a demanda ao Senador Jorge Viana, onde o mesmo se sensibilizou e destinou o recurso para construção de tal obra. Finalizou sua fala, solicitando que no mês de Maio a Câmara realize duas sessão nos bairros, de preferência os mais problemáticos, como Praia e Triângulo, reunindo os representantes e responsáveis para discutirmos e informar a Comunidade as soluções da melhoria do Povo. ''Precisamos URGENTEMENTE resolver as precárias condições da nossa cidade e o Poder Executivo precisa IMEDIATAMENTE DAR UMA RESPOSTA PARA O POVO QUE O ELEGEU E QUE ATÉ HOJE AINDA NÃO DIZERAM PARA QUE ELES VIERAM,ALÉM DE PRESTAR CONTAS COM O DINHEIRO PÚBLICO QUE JÁ ENTROU DESDE DE JANEIRO'', concluiu.

Vereador Raquel de Sousa (PT)

                                

Cumprimentou a todos e parabenizou os seus companheiros parlamentares pelo belíssimo trabalho que os mesmos executaram no Processo Seletivo da Prefeitura. Destacou o discurso do vereador Antônio Araújo e que os candidatos que se sentirem prejudicados podem recorrer com o mandato de recurso e que a Prefeitura deveria de agora em diante, fazer Concurso Público. Apoiou o discurso do colega parlamentar Antônio Araújo solicitando que seja visto com URGÊNCIA O PROJETO FEITO E APROVADO NA GESTÃO ANTERIOR PARA CONSTRUÇÃO DE 17 CASAS para famílias que vivem no aluguel social, além de gerar emprego nas construtoras e aquecer a economia do município. Finalizou seu discurso dizendo que a Prefeitura enviou um requerimento pedindo ajuda a Casa Legislativa, não que o parlamentar se esquive de ajudar, porém a autoridade maior do município, a Prefeita Marilete Vitorino também é Presidente da Associação dos Municípios do Acre – AMAC. “ Eu acredito Prefeita que se você usasse os poderes que estão em suas mãos, correr atrás de recursos junto ao Governo FederaL e trabalhar para honrar o compromisso com o Povo Tarauacá lhe confiou, nossa cidade vai voltar a ser a Princesinha do Acre”, finalizou.

Vereador Lauro Benigno (PC do B)

                         

Iniciou suas considerações agradecendo a Deus e cumprimentando a todos. O parlamentar fez referências as respostas enviadas pelo Poder Executivo a esta Casa Legislativa, a respeito das proposições enviadas pelos os parlamentares, sendo somente respondido com apenas: “NÃO TEM DINHEIRO, NÃO DAR PARA FAZER, dentre outras desculpas”. Falou ainda, sobre as precárias condições da Escola Rilza Daniel, onde a Prefeita é Presidente da AMAC, além dos Senadores que estão ao lado da Prefeita Sérgio Petecão e Gladson Cameli e que é somente questão de QUERER FAZER, POIS MECANISMOS EXISTEM.

A Pedido de um morador, o Vereador Lauro Benigno (PC do B) criticou as más condições que se encontra a quadra de grama sintética do bairro Copacabana que está em fase de abandono, com pessoas que não tem compromisso com os moradores, muito menos organização na única área de esporte do bairro. Finalizou afirmando que o Executivo tem que ouvir o Legislativo para que as coisas andem. Convidou todos presentes para participar do ato de Paralisação Nacional na próxima sexta-feira, 28, contra a Reforma da Previdência. "TODOS OS TRABALHADORES DO NOSSO PAÍS, DEVEMOS PARTICIPAR E DIZER NÃO A REFORMA DA PREVIDÊNCIA", explicou.


Vereadora Janaína Furtado (REDE)
 
                          
 
Cumprimentou a todos os presentes em Plenário. Disse se sentir feliz em reunir-se mais uma vez com os parlamentares e a participação popular na sessão. Destacou a importância e a necessidade do envio de RESPOSTAS FUNDAMENTADAS E DE SOLUÇÃO pelo Poder Executivo, relacionado as proposições encaminhados por esta Casa Legislativa. Exemplo disso, foram as proposições feitas sobre a obra de Construção da Praça da Juventude, da Escola Donizete Mota, além das Escolas Pólo, em fase de construção nas Comunidades Rurais, onde a parlamentar afirma que tais métodos de respostas não são de hoje.
  Teceu um comentário sobre o Ante Projeto de Lei de autoria da parlamentar que  fala sobre a redução da carga horária para os servidores e servidoras que são responsáveis, tem filhos e precisam dedicar-se ainda mais para sua família. Relatou que a inauguração do Complexo Penitenciário Feminino é fruto de um trabalho feito através do seu mandato, que teve início quando as famílias das detentas procurou a Vereadora, que de imediato realizou visitas na cidade de Cruzeiro do Sul, acompanhada do Deputado Estadual Jesus Sérgio, conversando com as detentas que passam por muitas dificuldades, inclusive, tem mulher que passou quase 2 anos sem ver seus filhos, onde a parlamentar considera uma situação de muita dificuldade. Em relação a realização do Processo Seletivo da Prefeitura, a parlamentar indaga: “Eu acho legítimo a participação dos nobres vereadores, que foram lá e nos representaram através de SORTEIO, agora resta saber se, JURIDICAMENTE, a Prefeitura de Tarauacá e a Prefeita Marilete tomou a atitude correta, quanto a nomeação dos nomes e a competência de cada um no dia do Processo Seletivo?", concluiu.
Vereador Valdor do Ó (PMDB)


                              

Cumprimentou a toda a população presente em auditório. Iniciou sua fala criticando a respeito da promessa de entrega de mais de 1 mil casas, em reunião, realizada pela gestão municipal passada na quadra da escola Rilza Daniel. Em seguida, veio os Concursos Públicos e seletivos também realizados por parte da gestão passada, e que hoje, a novela mexicana não é diferente. Parabenizou a participação do Antônio Araújo e Radamés Leite que assim como o Vereador e demais parlamentares se preocupam com os problemas do município. 

Vereador Ezi Aragão (PT)

                          


Iniciou suas considerações cumprimentando cordialmente a todos os presentes em auditório e plenário. Usou a tribuna para falar que acompanha os prefeitos desde o mandato do Dr. Jasone e que sempre a conversa é a mesma, QUE NÃO TEM DINHEIRO e as dificuldades encontradas são as mesmas, porém todos superaram, deram a volta e apresentaram trabalho. “Temos que ser verdadeiros, e afirmo que este Governo da Drª Marilete está muito ATRAPALHADO, espero e acredito que ela consiga ajustar sua equipe, porque a mesma está com uma péssima equipe, muito mal assessorada, e com isso, não estar conseguindo andar com a Administração. Estamos chegando em Maio e as aulas da zona rural não começaram, além da Creche QUE ATÉ HOJE AS MÃES ESTÃO ESPERANDO PARA DEIXAR SEUS FILHOS E IREM TRABALHAR, isto seria o mínimo que esta gestão municipal poderia fazer. Sem fazer paralelos dos Governos anteriores para os dias hoje, vale ressaltar que ainda não teve uma Ação de Saúde na zona rural, postos de saúde sem médicos, farmácia sem medicamentos, ausência do escoamento da produção rural, dentre outros muitos problemas”, finalizou.

Presidente Carlos Tadeu (PC do B)
 
                                    
Em suas considerações o Presidente do Legislativo, Carlos Tadeu (PC do B), disse se sentir feliz pela participação popular e pelas discussões de alto nível no decorrer da sessão por parte dos vereadores. Acrescentou que a respeito da participação de parlamentares no ato de avaliação do processo seletivo, realizado pela Prefeitura sempre foi legal e somente hoje é ilegal, onde recorda que o ano passado, onde o mesmo era Secretário Municipal de Saúde teve a participação de parlamentares e perguntou, “ANTES PODIA E PORQUE HOJE NÃO PODE?’’

Em seguida, o vereador questionou a falta de profissionais nas Unidades Básicas de Saúde, super lotando o Hospital de Tarauacá, sem contar a farmácia municipal que não tem medicamentos. Por outro lado, Carlos Tadeu falou do atraso nas aulas da zona rural e da Creche que as mães estão esperando até agora para deixar seus filhos e irem trabalhar de forma segura.

Finalizou sua fala, que já está na hora da atual administração municipal mostrar trabalho e colocar em prática as promessas de campanha, onde prometeram que cada escola da zona rural teriam uma merendeira e um transportador, inclusive, muitos parlamentares criticavam a gestão do ex-prefeito Rodrigo. “Temos que esquecer quem votou em A ou B, quem nos elegeu foi o povo, então tem que acabar com essa Politicagem, por parte dos membros da atual administração municipal e mostrar trabalho”, ressaltou.

As proposições aprovadas foram: 

                   

Do Gabinete do Vereador Valdor do Ó (PMDB) veio Requerimento de N° 040/2017 que pede que a ELETROBRÁS envie a esta Casa Legislativa  um representante legal da Empresa Central Elétrica Brasileira S.A ELETROBRÁS na sessão  que será realizada no dia 2 de Maio, as 9 horas para esclarecer dúvidas dos parlamentares sobre cobrança de taxas e realizações de cortes de fornecimento de energia.

                    

Do Gabinete do Vereador Raquel de Sousa (PT) veio o Requerimento de N° 041/2017 que pede que a Prefeitura envie cópias do Calendário Escolar 2017 da Zona Rural.

                  

Do Gabinete da Vereadora Neirimar Lima (PDT) veio o Pedido de Providência de N° 036/2017 que pede que a Prefeitura efetue a limpezada rampa que serve para efetuar o escoamento da produção, a mesma fica localizada na Rua Quintino Bocaiúva, ao lado, do Mercado Municipal Domingos Rêgo Leite.


Do Gabinete do Presidente, Carlos Tadeu (PC do B) veio duas Moções de Aplausos, a primeira para União do Vegetal Núcleo Senhora das Águas, e a segunda, parabenizando a cidade do Jordão que completará na próxima sexta-feira, 28, 25 anos de Emancipação Política Administrativa.

 
Assecom Câmara de Tarauacá

Compartilhar no Google Plus

Sobre Unknown

Redatora do blog, Publicitária
    Comentário do Blogger
    Comentário do Facebook