ÚLTIMAS POSTAGENS:

SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 05/05/2015



Os Vereadores falaram da sua viagem a Rio Branco que classificaram como proveitosa. Essa viagem foi para tratar de assuntos de interesse do município mais precisamente sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, onde foram ao TCE - Tribunal de Contas do Estado, visando trabalharem dentro da Lei para evitar problemas futuros e, também, sobre Segurança Pública, onde foram ao Gabinete do Secretário de Segurança Pública do Estado, o Sr. Emylson Farias da Silva, que se dispôs a resolver uma das mais importantes reivindicações dos Vereadores que é a vinda de mais um Delegado para Tarauacá.

PROPOSIÇÕES

Projeto de Lei nº 002/2015 do Executivo Municipal que Institui o ‘PROGRAMA NFS-e PREMIADA’, como meio de melhorar a arrecadação de Tributos Municipais.

Indicação nº 011/2015 do Gabinete do Vereador Manoel Monteiro para que seja elevado o nível de uma das ruas que liga o Bairro Senador Pompeu ao Centro da Cidade podendo ser uma das três a seguir: Rua João de Paiva; Benjamin Constant ou Severiano Ramos.

Indicação nº 012/2015 do Gabinete do Vereador José Sidenir para que a Prefeitura realize a pavimentação da Rua Vila São Vicente na Comunidade do Gregório.

Indicação nº 013/2015 do Gabinete do Vereador José Sidenir para que o DEPASA construa um reservatório de água e faça a instalação de canos, na comunidade do Gregório na Vila São Vicente.

Pedido de Providência nº 023/2015 do Gabinete do Vereador Valdor do Ó para que a Prefeitura através da Secretaria de Obras faça a recuperação da Rua Capitão Hipólito.

Discursos:

O Vereador João Moreira pediu apoio dos Deputados Estaduais Jesus Sérgio e Jenilson Lopes, a respeito do problema do TFD (Tratamento fora Domicílio), afirmando que o de Tarauacá está deixando muito a desejar. Reclamou da ponte que cruza o rio Tarauacá que vive com problema na iluminação. Sugeriu uma parceria entre as Secretarias Municipais e Estaduais para um transporte dos alunos do bairro corcovado no período noturno que se arriscam a passar pela ponte a pé ou de bicicleta naquela escuridão. Infelizmente por parte da Prefeitura Municipal ainda não obteve resposta. Finalizou avisando que as máquinas do DERACRE encontram-se em condições precárias o que vai afetar em muito o escoamento dos agricultores que moram em ramais.

O Vereador Valdor do Ó também falou do DERACRE, comunicando que soube que o órgão deve 80.000 reais, com a agravante que o responsável pelo Departamento aqui no município ainda não tem portaria. Falou do Programa Bolsa Família que está incentivando as pessoas a fazer filhos e a não querer trabalhar. Finalizou pedindo que se coloquem os nomes dos Vereadores que estão faltando na galeria da Casa.

O Vereador Marlindo Pinheiro chamou a atenção pelo tipo de trabalho que os garis da cidade estão executando. Sem adicional noturno, atendimento prioritário de saúde e segurança no trabalho, por outro lado elogiou a coleta regular do lixo que está funcionando bem. Ainda em relação a isso foi procurado por comerciantes que reclamam da forma deles varrerem espalhando poeira, espantando clientes e sujando a comida dos que estão comendo. O Vereador falou que sente que a Secretária de Agricultura comandada por Narcélio Bayma poderá não funcionar a contento haja vista serem dois órgãos que demandam muito trabalho podendo então sobrecarregá-lo. Lideranças da agricultura vão se reunir no próximo dia 15 de maio para reivindicar na Prefeitura a solução desse problema, pois ele e o Vereador Sidenir, são os mais cobrados. Marlindo reclamou do DERACRE em Rio Branco onde seu representante desligou o telefone para não receber os 21 Sindicatos que estavam querendo se reunir. Lembrou do Projeto de Lei que criou o dia 28 de julho como sendo da Agricultura Familiar e não tem política a respeito para esta classe trabalhadora. 

A Vereadora Janaína Furtado cobrou as políticas públicas para as mulheres que estão paradas aqui no município o centro de referência de atendimento a mulher, cujo ato de lançamento participou sendo um momento impar na vida da Vereadora e para sua surpresa fazendo uma visita a Delegacia soube que está tudo parado. A coordenação de políticas para as mulheres não tem se quer uma Coordenadora. Para isso quer reivindicar tanto para do município tanto para o Governo do Estado que esse problema seja revertido para entrar na normalidade. Disse a Vereadora que de novembro do ano passa pra cá 280 casos de violência contra as mulheres foram registrados. De estupro, agressão física e até morte etc. A Vereadora disse ainda que a partir do momento que não sabe que a instituição A ou B, têm problemas de qualquer espécie, tem o direito de cobrar, mas que a partir do momento que esse mesmo problema for compartilhado, não se dá o direito de criticar só por criticar. Em relação aos apagões teve ciência que esse problema se deve à falta de poda das árvores que tem causado curtos na rede elétrica principalmente na zona rural (ramais). Elogiou o Governo municipal pela criação desse núcleo de atendimento ao combate do tabagismo. Finalizou falando sobre o concurso público realizado em 2014 e da sua alegria em ver concursados entrando como permanentes na rede pública de ensino do município.

O 1º Secretário Vereador Manoel Monteiro falou de sua Indicação para melhorar o acesso ao bairro da Praia, por isso propõe o debate sobre o aumento do nível de uma determinada rua, que segundo ele melhorará em muito a situação nas épocas de alagações no referido bairro. Não concordou com a extinção da coordenação para políticas das mulheres e por isso pede sua volta, assim como a coordenadoria para os jovens.

O Vereador Nasso Kaxinawá reclamou que tiraram o dia do Índio do calendário. Parabenizou o município pela passagem dos seu 102 anos como também os trabalhadores pelo 1º de maio. Diz não apresentar mais requerimentos porque em sua maioria não foi atendido. O Vereador criticou o governo por não criar a Secretaria dos Povos Indígenas. Devido as escolas da zona rural estarem em péssimo estado o Vereador Nasso Kaxinawá cobrou mais empenho do Poder Executivo para fazer mais pela zona rural, principalmente na área da educação.

O Vereador Lulu Neri iniciou parabenizando todos os Vereadores pelo empenho em tentar melhorar a vida dos munícipes tarauacaenses. Por isso entende o constrangimento dos colegas em não serem atendidos em suas reivindicações. Falou que se sente um tanto quanto indignado devido o ano letivo da zona rural ainda não ter iniciado apesar de todo esforço dos Vereadores que inclusive convidaram o Secretário de Educação para vir a Câmara Municipal. 

Sobre os Professores concursados disse que estará se reunindo com o Prefeito Rodrigo Damasceno para tratar das últimas arestas para que avance essa situação. Finalizou comunicando que a Casa, por onde andou em Rio Branco foi muito elogiada, porque é uma das mais atuantes do Estado do Acre.

O Presidente da Casa Vereador Ezi Aragão falou da viagem que fez com os demais congêneres a Rio Branco para tratar da Segurança Pública e extinção da verba indenizatória que julgou sem hesitação muito positiva, No TCE sanou dúvidas sobe empresa para serviços prestados, diárias, etc. aumentando assim a transparência e trabalhando dentro da legalidade. Só falta para fechar seu mandato de Presidente com chave de ouro o concurso público que pretende realizar até o final deste mandato. Uma boa notícia para a Casa é que a criação da Associação das Câmaras Municipais está em trâmite final, sendo convocada uma reunião para os dias 15 e 16 de junho em Rio Branco para algumas votações, votações nas quais inclusive já se candidata também a Presidente pedindo apoio dos colegas.
O Presidente Ezi Aragão finalizou avisando os demais Vereadores sobre um convite da Procuradoria Geral do MPE, na pessoa do Dr. Flávio, sobre uma palestra para quinta-feira (14), na própria Casa, para tratar sobre gestão das Câmaras Municipais. 

Assecom 
Compartilhar no Google Plus

Sobre Presidente Raquel de Sousa

Redatora do blog, Publicitária
    Comentário do Blogger
    Comentário do Facebook