ÚLTIMAS POSTAGENS:

SESSÃO SOLENE PELO FALECIMENTO DO VEREADOR ROBERTO FREIRE


O Presidente da Câmara Municipal de Tarauacá Vereador Ezi Aragão iniciou a Sessão falando do estranho sentimento por ser essa a primeira vez que se faz uma Sessão de despedida de um colega de trabalho, lembrando que apesar das divergências ideológicas e partidárias, ele e o Vereador Roberto Freire sempre mantiveram um diálogo racional para o bem estar do cidadão tarauacaense. Após, o Presidente justificou a ausência do Prefeito Dr. Rodrigo Damasceno e do Vereador Valdor do Ó, por ambos estarem em ação de saúde no rio Muru.

Saiba um pouco sobre a trajetória política do Vereador Roberto Freire.
O Vereador Roberto Freire iniciou sua vida política quando se elegeu Vereador pela primeira vez em 2005, hoje já se encontrava em seu terceiro Mandato.

Em seu primeiro mandato exerceu o cargo de 2º Secretário no biênio de 2005/2006 e 1º Secretário em 2007/2008.

Em seu segundo Mandato foi 1º Secretário em 2009/2010 e em março de 2011 assumiu como Presidente até o final de 2012.

Atuou em vários Partidos Políticos tais como PT, PDT, PP, PSD E por último no PROS. Roberto participou ativamente dos trabalhos desta Casa Legislativa, chegando a ser Relator de CPI.

A Sessão também contou com a Presença do Deputado Estadual Jenilson Leite o Pastor Sérgio Melo, e o Prefeito em Exercício, Chagas Batista.

O Vereador Lulu Neri foi o primeiro a falar dizendo-se muito triste pelo fato ocorrido, falou da habilidade e competência do Vereador Roberto Freire nas articulações políticas e como foi bem recebido pelo Vereador quando ingressou nesta Casa Legislativa. Colocou-se a disposição para ajudar a família e os amigos do Vereador no que for preciso.

O Vereador João Moreira disse que o Vereador Roberto Freire era o tipo da pessoa que estava sempre querendo mudar as coisas pra melhor. Estava sempre a par de sua situação de saúde do Vereador, pois sempre estava em contato telefônico. Diz que seus discursos eram pesados, mas sempre defendendo a população de Tarauacá. Como tal vê similaridade entre os seus discursos e do Ex Vereador. Finalizou dizendo que o município perdeu um grande homem e pedindo conforto para a família.

O Vereador Manoel Monteiro disse que quem conhece a política sabe que há muitas divergências, mas que com o Vereador Roberto Freire havia diálogo antes de tudo. Falou dos sonhos e planos do Vereador Roberto Freire para uma Tarauacá melhor. Acrescentou que uma de suas maiores virtudes era o respeito pelo próximo, e por isso tem certeza que Roberto Freire se foi sem mágoa de seus companheiros do Legislativo. Manoel Monteiro se sente muito triste e abalado pelo falecimento do nobre vereador e demonstrou toda a solidariedade para com a família principalmente a esposa a Senhora Conceição.

                                                   
Vereadora Janaína Furtado se perguntava o que ia dizer, e concluiu que nesse momento não há palavras que expressem um sentimento de perda e dor tão grande. Disse ser muito triste ver um colega de parlamento partir, mas sabe que a dor e a saúde maior é para a família e para os amigos, já que em breve todos voltarão para suas rotinas. A Vereadora finalizou deixando toda sua solidariedade para com a esposa Conceição, familiares e amigos. Disse que o Vereador Roberto Freire merece como ser humano e parlamentar, todo nosso respeito.

O Vereador Sidenir disse que o Vereador Roberto Freire visava o bem estar do povo, teve a oportunidade de ser atendido pelo Vereador Roberto Freire quando ainda trabalhava no BANACRE. Antes de ser político Sidenir já vinha à Câmara ver os debates e lembra que o Vereador Roberto Freire era um dos que sempre lutava por dias melhores para a população tarauacaense. Apesar das divergências, nos últimos tempos estava tendo um bom relacionamento na Casa. Diz que o Vereador nunca interrompeu um Projeto que beneficiasse a população. Finalizo desejando muita força e coragem à família Souza e que o Vereador Roberto Freire será insubstituível.

O Vereador Mirabor Leite também se questionava sobre o que dizer em um momento de grande dor para todos. Pediu uma oração pelo Vereador e para sua família para que Deus os ajude a suportar essa dor incomensurável. Diz que um amigo nunca morre e só tem a agradecer pela amizade que o Vereador Roberto Freire o dispensou principalmente nos últimos dois anos. Finalizou pedindo a Deus o confortasse e o tivesse em um bom lugar.



                                     O Vereador Cacique Nasso diz que esse momento que aflora todo nosso sentimento. É muito triste, esse momento de partida, mas que temos que estar preparado para enfrentá-los. Disse que nesta Casa há muitas divergências, mas os Vereadores se tratam como amigos. Hoje o Vereador Roberto Freire nos deixa e isso é muito triste. Pediu que esteja ele onde estiver descanse em paz ao lado de nosso senhor Jesus Cristo.


                                                                                                            O Vereador Marlindo Pinheiro disse que é com muito pesar que se despede do companheiro de trabalho desta Casa. Pediu a Deus que confortasse a família. Disse que o Vereador Roberto Freire nesses dez anos de vida pública representou muito bem a população tarauacaense, mas é natural da vida humana o fato ocorrido. E que Deus o Guarde e tenha em um bom lugar.


O Presidente Ezi Aragão diz ser difícil encontrar palavras para definir os sentimentos de hoje. Sente-se muito triste em perder uma liderança política como o Vereador Roberto Freire, liderança que têm três mandatos e que tem uma família unida. Ezi tenta imaginar a dor que passa os familiares e amigos nesse momento, e tem ciência de que essa é uma dor essa difícil de aceitar.


Amigo Companheiro, o Vereador vai ficar nos anais dessa Casa, disse o Presidente. Um vereador que brigava por Tarauacá e era fiel politicamente. Exímio conhecedor do Regimento Interno passando por todas as funções vai ser difícil alguém substituí-lo a altura, e por isso vai ficar na lembrança de todo o povo de Tarauacá. Com certeza o Vereador Roberto Freire deixou sua marca como liderança política. Finalizou se solidarizando com a família e os amigos.

O Deputado Jenilson Leite trouxe seus sentimentos à família. Diz ter acompanhado na condição de médico o sofrimento tanto da família como do próprio Vereador. Doença típica de Tarauacá de nódulo a tumor hepático levou essa vida muito cedo, por isso tem a certeza que se precisa investir cada vez mais no conhecimento e buscar o máximo possível erradicar essa doença do nosso município e do nosso Estado com políticas públicas que possam diminuir o risco a nossa população. Na condição de parlamentar eleito por esta terra é uma tristeza perder um parlamentar que nos ajudava na luta diária em defesa do povo.

Esse é um momento que nos une e que nos leva a reflexão. Para o Deputado deve-se ressaltar o respeito humano que ele presenciou por parte dos seus colegas do legislativo. Finalizou dizendo que a política não é tudo, e que o principal é nossa alma nosso, nosso caráter e o nosso sentimento humano, com isso demonstrou solidariedade a família do Vereador.

Carlos Cunhado do Vereador Roberto Freire agradeceu a todos que se solidarizaram e deram apoio a família. Nesse momento de tristeza, ficou contente pela ajuda que muitos se dispuseram a dar rendendo assim suas homenagens a essas pessoas. Para ele uma vida bem vivida é uma vida com qualidade, tratando as pessoas com respeito e amor, porque a grandeza de uma pessoa ela se faz no bem que a pessoa pratica, não com as riquezas que ela acumula.





O Pastor Sérgio Melo da Igreja onde o Vereador Roberto Freire pregava o evangelho, diz que é com muita dificuldade que usa esse momento, mas não se pode fugir dele porque é a realidade. Na qualidade de Pastor da Igreja onde o Vereador Roberto Freire congregava, teve que reconhecer se teve uma grande perda com a partida de Roberto Freire. O Vereador Roberto Freire foi também um presbítero da Assembléia de Deus, portanto um patrimônio da igreja e acredita também que da Câmara Municipal como parlamentar. Por isso agradeceu a consideração e o respeito da população de Tarauacá pelo vereador o Vereador Roberto Freire.

Fez uma reflexão lembrando que na correria da vida não há mais tempo para Deus. Há tempo para tudo, mas muitas vezes não tiramos tempo para deus. E a nossa vida só existe por causa de Deus.

Disse que todos têm uma tarefa, uma missão e que deixamos um legado através das obras e trabalhos. Leu um texto sagrado Eclesiastes cap. XII até o versículo VIII. Segundo o Pastor por mais saúde que uma pessoa tenha vai chegar o momento que as pernas começam a tremer referindo-se a fragilidade humana porque nós não somos nada por isso precisamos buscar a Deus. No final o Pastor fez uma oração pedindo força a Deus.

O Vice-Prefeito Chagas Batista disse que a Prefeitura Municipal justificou seu atraso por estar em uma reunião na Prefeitura. Manifestou solidariedade a família do Vereador Roberto Freire pedindo a Deus que os ajude a suportar esse momento. Manifestou também solidariedade a Casa dizendo que é um momento de reflexão.

Comunicou que a Prefeitura Municipal de Tarauacá decretou três dias de luto e ponto facultativo hoje para que os servidores pudessem acompanhar o sepultamento. Desejou que o Vereador Roberto Freire possa descansar em paz. Afirmou que Tarauacá hoje está de luto pela perda de uma pessoa importante na nossa comunidade. Finalizou pedindo a todos ser mais solidário e mais compreensivo.


O Presidente Ezi Aragão aproveitou o ensejo para lembrar que o sepultamento é hoje às 17:00hs e que na semana que vem não haverá Sessões por causa da semana da Páscoa e pela perda do nobre Vereador Roberto Freire que deixou todos enlutados.

Assecom 
Compartilhar no Google Plus

Sobre Presidente Raquel de Sousa

Redatora do blog, Publicitária
    Comentário do Blogger
    Comentário do Facebook