ÚLTIMAS POSTAGENS:

Câmara de Tarauacá realiza 50° Sessão Ordinária de 2018 com homenagem ao médico Rosaldo Aguiar "Dr.Baba"


Antes de começarem os trabalhos da 50ª sessão ordinária desta terça-feira (30/10), o plenário da Câmara de Vereadores de Tarauacá, com a presença de nove Parlamentares, dedicou um minuto de silêncio, em homenagem ao  médico Tarauacaense Rosaldo Aguiar “Dr.Baba”, assassinado de forma covarde e brutal, na noite do último sábado, 27, em sua residência no município de Feijó. 



A Qüinquagésima Sessão Ordinária do segundo ano legislativo da décima quarta legislatura do município de Tarauacá, foi realizada nesta terça-feira, dia 30 de outubro e contou com a presença dos vereadores: Raquel de Sousa (PT), Príncipe (PT), Janaína Furtado (REDE), Dolár (PSD), Lauro Benigno (PC do B), Neirimar Lima (PDT), Ezi Aragão (PT) e Valdor do Ó (PMDB), sob o comando do Presidente, Carlos Tadeu (PC do B). 



O Vereador Valdor do Ó (PMDB), no uso de suas atribuições, explicou o seu pedido de Moção de Pesar, aprovado por unanimidade, para ser entregue aos familiares do médico Rosaldo Aguiar, conhecido popularmente como “Dr.Baba”, assassinado no último sábado, 27 de Outubro, na cidade de Feijó.

A moção de Pesar visa prestar conforto, e o objetivo é solidarizar com os familiares. Valdor explica que Rosaldo Aguiar “Dr.Baba” deixa muita saudade para seus familiares, amigos e pacientes, que tiveram a oportunidade de desfrutar de sua presença e humanidade como pessoa e profissional, sendo que o mesmo era um excelente médico, salvou muitas vidas e prestava um grande serviço social para Tarauacá e Feijó.

"Neste momento de tristeza, nos unimos aos seus familiares e amigos, rogando a Deus que dê força e coragem aos corações enlutados com a perda deste ente querido, especialmente ao pai, a sua mãe, filhos e irmãos. Através desta Moção, a Câmara de Tarauacá expressa todo seu sentimento, pelo passamento do saudoso Dr.Baba", de forma emocionada, conclui o edil.



O Vereador Antônio Araújo “Príncipe” (PT), no uso de suas atribuições, relatou em seu discurso durante a sessão que o combate à Dengue precisa de união entre poderes públicos e população. “O cuidado é dever de todos, e se cada um limpar e cuidar diariamente do seu quintal e também zelar pela manutenção da limpeza da Cidade, com o simples ato de não jogar lixo nas ruas, pois esse lixo além de poluir também acumula água, estaremos contribuindo para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. A Prefeitura precisa fazer ações de forma emergente, pois as pessoas estão sendo contaminadas de forma avassaladora com o Aedes Aegypti ”, destacou Príncipe. 

Em seguida, o edil, de forma inconformado falou do brutal assassinato que vitimou o médico Tarauacaense Rosaldo Aguiar “Baba” na noite do último sábado, em sua residência no município de Feijó. O vereador disse que a morte do Dr. Baba representa uma grande perda não somente para a Tarauacá e Feijó, mas para todo o Estado do Acre, uma vez que ele era médico, conceituado em todo o Estado e responsável por salvar muitas vidas, principalmente em Feijó, onde trabalhava como plantonista no hospital da cidade. Antônio Araújo finalizou sua fala, sugerindo que o nome dado a Praça da Juventude do bairro da Praia, em Tarauacá seja dado ao saudoso Rosaldo Aguiar "Dr. Baba", onde será formalizado, através de uma indicação do parlamentar, na sessão ordinária da próxima quarta-feira, 31 de Outubro.

O Vereador Lauro Benigno (PC do B), no uso de suas atribuições, iniciou sua fala com a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada (Salmos 15:1-5 que diz o seguinte: “SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo; A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda. Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado”. Segundo o parlamentar o texto retrata muito bem o que o médico assassinado Dr. Rosaldo Aguiar “Dr.Baba” viveu durante sua passagem nesta terra.

Por outro lado, Lauro Benigno desejou sucesso aos novos governantes eleitos nesta Eleição 2018, com o fechamento no último Domingo, 28 de Outubro, bem como, ressaltou que agora é a hora da Prefeita Marilete começar a trabalhar, visto que a mesma, tem a parceria, do novo Governador, dois senadores, deputados Estaduais/Federais e Presidente da República. Pensando nisso, na há mais desculpas de que não tem como trabalhar por conta da mesma ser do lado oposto dos atuais governantes, algo que segundo o edil acredita que não exista esse impasse, pois os poderes devem trabalhar em conjunto, para melhorar a vida do Povo, em especial, os Tarauacaenses que vivem reféns da falta de oportunidade de emprego, Educação, Saúde, as ruas da cidade que se encontram intrafegáveis, sem contar o descaso e abandono que se encontra o mercado público municipal Domingos Rêgo Leite. “ A que ponto chegamos em Tarauacá, é triste ver aquele local sem zelo e higiene, sem as mínimas condições para vender Carne naquele lugar para o nosso Povo, com freezers sem tampas e a carne expostas sem fiscalização nenhuma. Finalizo aqui, dizendo que ainda tenho Esperanças que as coisas em nossa cidade melhorem”.

A vereadora Janaína Furtado (REDE) iniciou sua fala cumprimentou o Senhor Presidente, os nobres vereadores público presente e a todos que acompanham a sessão pelos meios de comunicação, em especial em sua página do Faceboo, através de seus posts e lives. Iniciou sua fala lamentando o falecimento do médico Rosaldo Aguiar “ Dr. Baba” e desejou suas condolências a família enlutada. A seguir, explicou sobre a sua ida ao Ministério Público, juntamente com a vereadora Neirimar Lima “Veinha” denunciar contra o descaso da Operadora VIVO, pelos péssimos serviços de telefonia móvel e internet. Além da vivo as parlamentares também denunciaram a ELETROBRÁS pelos constantes interrupções do fornecimento de energia em vários bairros da cidade, que estão causando prejuízos e muitos transtornos ao povo do município. 

Por fim, Janaína Furtado cobrou presença da Prefeita Marilete na cidade, bem como, nas ações do Poder Executivo, quando a parlamentar cita que em uma determinada reunião com a Prefeita para tratar das ações de combate a Dengue, a Prefeita tem a capacidade de dizer: “Existe algum caso de Dengue confirmado em Tarauacá”? Esta pergunta deixou a Vereadora e todos os presentes indignados, da forma pelo o qual a Prefeita tão mal informada e despreparada trata um assunto tão importante, assunto este que chega a matar as pessoas”, desabafou.


“Sabemos que a prefeita Marilete é presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), também faz parte do Conselho da CNM (Confederação Nacional dos Municípios)  e assim entendo que nem sempre está em Tarauacá quando surge um problema na cidade, porém a Prefeita precisa ver as prioridades. Outro fato que temos que cobrar, é que se a Prefeita não estar presente, que pelo menos dê autonomia e carta-branca ao vice-prefeito para resolver os problemas”, diz.


Por último, o Presidente Carlos Tadeu (PC do B) bem emocionado, usou a tribuna para falar da grande covardia que vitimou o saudoso e amigo particular do edil, Dr. Rosaldo Aguiar, o Dr.Baba no último sábado, em sua residência, na cidade de Feijó. 

“Estou arrasado. É uma perda muito grande. Dr.Baba era uma jóia, um homem de Deus e de Ouro. Ele nunca fez nada a ninguém, pelo o contrário só fez o bem, salvou tantas Vidas e era amado por todas as famílias Tarauacaenses e Feijoenses. Não sei porque fizeram isso com ele. Espero que os culpados paguem por essa tragédia que fizeram em nossas Vidas”, concluiu Tadeu. 

Em seguida, ressaltou que a última vez que falou com Dr.Baba foi na última quinta-feira. “Quando ele me ligou para falarmos sobre o alto índice da Dengue nos municípios de Tarauacá e Feijó, o qual sempre presente se prontificou a juntos, ajudarmos no combate ao mosquito Aedes Aegypti e ao final da ligação me fez o convite para em Janeiro de 2019, percorremos os rios Tarauacá e Murú em seu barco hospitalar particular, levar atendimentos médicos, pois segundo, ele era um sonho e prazer chegar nas comunidades ribeirinhas e apresentar o seu barco, bem como, melhorar a vida dos que mais precisam, pois este era a forma a qual ele tratava todos, com um coração enorme, inocente e sem ver maldade em ninguém. Mesmo com a perda do nosso saudoso amigo, vamos continuar com sua missão e seu sonho de levar cidadania e saúde de qualidade para o povo da nossa cidade, tanto da zona urbana, quanto rural, mesmo ele não estando presente”. 

Carlos Tadeu, mais uma vez, cobrou da Secretaria Municipal de Saúde uma ação urgente em Tarauacá, pois são muitos os casos suspeitos de Dengue, Zika e Chikungunya o que tem amedrontado a população. “Precisamos agir, pois sabemos que com a chegada do Inverno o cuidado precisa ser redobrado”, explicou.


PROPOSIÇÕES


VEREADOR VALDOR DO Ó (PMDB)

MOÇÃO DE RECONHECIMENTO E APLAUSOS

O Vereador que este subscreve requer que, após a tramitação regimental e aprovação pelo Plenário desta Casa Legislativa, que a Câmara Municipal de Tarauacá, manifeste reconhecimento e aplausos a senhora Idália Esteves Viana do Ó, pois ela  exerceu um excelente trabalho como chefe do cartório de Tarauacá, sendo sempre uma profissional exemplar e serviu com muita dedicação à população tarauacaense.

Transmita-se o teor desta a senhora Idália Esteves Viana do Ó.

Sala das Sessões, “ANTONIO AMÉRICO DE FIGUEIREDO”, em 30 de outubro de 2018.




MOÇÃO DE PESAR

                   O vereador que este subscreve requer que, após  tramitação regimental e aprovação pelo Plenário desta Casa Legislativa, manifeste profundo pesar à família do Doutor Rosaldo Firmo de Aguiar pelo seu falecimento no dia 27 de outubro de 2018.
                   É com imenso pesar que me dirijo à todos para requerer moção de pesar pelo falecimento do Dr. Rosaldo, a quem deixa muita saudade para seus familiares, amigos e pacientes, que tiveram a oportunidade de desfrutar de sua presença e humanidade como pessoa e profissional,  sendo que o mesmo era um excelente médico, salvou muitas vidas e prestava um grande serviço social para Tarauacá e Feijó.

Transmita-se o teor desta a família do Doutor Rosaldo Firmo de Aguiar.

Sala das Sessões, “ANTONIO AMÉRICO DE FIGUEIREDO”, em 30 de outubro de 2018.




PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº075/2018


Senhor Presidente,
Senhoras Vereadoras,
Senhores Vereadores,


O Vereador que este subscreve requer que, após tramitação regimental e aprovação pelo plenário desta Casa Legislativa, seja encaminhada à Prefeita de Tarauacá, Sr.ª Marilete Vitorino de Siqueira, a seguinte solicitação:

Que a prefeitura através da Secretaria Municipal de Obras realize uma operação tapa buraco nas ruas do Bairro Corcovado.

JUSTIFICATIVA

Tal Pedido de Providência justifica-se, pois as ruas do Bairro Corcovado estão ficando intrafegáveis e a população diariamente reclama da grande quantidade de buracos, pois eles colocam em risco  a vida dos pedestres  e dos motoristas do bairro.

Certo de sua compreensão, antecipamos protestos de consideração e apreço.

Sala das Sessões, “Antônio Américo de Figueiredo,” 30 de outubro de 2018.


Não tendo nada para a ordem do dia, o Presidente Carlos Tadeu anunciou o término dos trabalhos dessa 14ª Legislatura e convidou todos os presentes para a sessão ordinária descentralizada de amanhã (31.10) no Plenário Antônio Américo de Figueiredo.

Assecom Câmara de Tarauacá
Compartilhar no Google Plus

Sobre Unknown

Redatora do blog, Publicitária
    Comentário do Blogger
    Comentário do Facebook