ÚLTIMAS POSTAGENS:

SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 24/02/2016



Na Sessão de ontem (24), o Presidente Vereador Ezi Aragão (PT), iniciou sua fala pedindo desculpas e compreensão aos congêneres, a respeito da falta de gravação da Sessão do dia (23), uma falha grave segundo ele, mas que as medidas preventivas já estão sendo tomadas.

DISCURSOS

O Vereador Marlindo Pinheiro (PP), chamou a atenção para a falta de estrutura que se encontra o Hospital Dr. Sansão Gomes e a Maternidade Ethel Muriel Geddis. Quanto a isso contesta a informação de crise, já que o Governo do Estado continua nomeando pessoas. 

Disse que não tem medo de encaradas e ameaças e que vai continuar fazendo o seu papel de fiscalizar a atual administração.

Tornou a dizer que o Secretário de Finanças de Tarauacá está fazendo campanha antecipada oferecendo dinheiro para quem o apoiar. O Vereador ainda quer saber como foi gasto os recursos da alagação. 

Finalizou parabenizando o Presidente do STTR/TK o Sr. Fernando Feitosa que participou de uma reunião com o Presidente do Comitê do Programa Luz Para Todos Sr. Alberto Fernandes onde foi feito uma avaliação dos serviços prestados da empresa que tinha uma meta de 57 Km de expansão de rede e foi constatado que foi feito somente 12,5 km.

O Vereador Valdor do Ó (PMDB), criticou a posição de um jornalista da cidade, que segundo ele, disse que os Vereadores passam o dia debatendo coisas pequenas. Segundo o Vereador Valdor, isso advém de suas criticas a atual administração que não faz ruas de qualidade e não enviam as respostas dos pedidos dos Vereadores quer seja requerimento quer seja pedido de providência.  Afirmou que a única vez que a polícia entrou em sua casa foi para buscar armas por denúncias politiqueiras.

Reclamou da falta de iluminação pública no bairro dos Borges e do emaranhado de fios que põe em risco a vida da população, sendo que, só vão tomar providências no dia que alguém morrer naquela região.

Finalizou reclamando das ruas do município e estradas que estão esburacadas até o rio Purus.

O Vereador João Moreira (PP), disse que a função primordial do Vereador é a fiscalização do que é público e relacionado ao município de Tarauacá. Chamou a atenção para as criticas que essa Casa vem recebendo do tipo que Vereador não faz nada, perguntando para que existe essa Tribuna se eles não podem fiscalizar?

Mesmo querendo fiscalizar, diz o Vereador que a resposta do Executivo não vem, tendo que os mesmos infelizmente, terem que recorrer agora ao Ministério Público para obter documentações.

João Moreira quis deixar bem claro em sua fala que os Vereadores não têm o poder de executar, e que lhes restam apenas a Tribuna para passar para a população o que está acontecendo no município.

Finalizou afirmando que não existe partido ruim o que existe é político ruim, e todo partido tem político corrupto, mas jamais ninguém vai fazê-lo calar a boca para mostrar as coisas erradas que estão acontecendo no município, acrescentando que respeita todos, mas que gosta de ser respeitado também.

O Vereador Mirabor Leite (PMDB), pediu união para melhoria da infra-estrutura do hospital de Tarauacá e do Mercado Municipal para que tomem providencias e atitudes em relação às ações do atual coordenador. 

Congratulou-se com a fala dos Vereadores Valdor do Ó e João Moreira onde acha que a imprensa tarauacaense tem que tomar cuidado ao criticar com veemência os trabalhos dos Vereadores. Segundo o Vereador, a rádio é uma arma que tem que ser usada com zelo já que alcançam milhares de pessoas, um alcance que os Vereadores não conseguem atingir, caso contrário o seu responsável vai ter que arcar com as consequencias. Segundo o Vereador a Sessão do dia (23), foi muito proveitosa e que infelizmente houve uma falha na gravação. Disse que cabe a cada um dos parlamentares achar o que é melhor para o povo. Por isso queria a gravação para levar ao conhecimento público quem está do lado do povo e quem não está, para mostrar a sua certeza de que Vereador tem que ter um lado e não ficar em cima do muro.

Falou ainda que não admite um cidadão usar uma rádio e dizer que os Vereadores estão aqui com picuinha com irresponsabilidade se achando o dono da razão. 

Finalizou dizendo que quando uma rádio comunitária começa a fazer proselitismo político ela não passa mais ser útil a sua população, e quanto a isso os Vereadores vão tomar providências.

O 1º Secretário Vereador Manoel Monteiro (PC do B), disse que mesmo sendo oposição ao Prefeito Vando Torquato procurou fazer com responsabilidade. Para Manoel Monteiro, a Câmara não é escola para cada Vereador dizer ao outro como deve se comportar. Lembrou que essa Casa já foi palco de desavenças inclusive armadas e eram pessoas com estudo. Por isso o Vereador pede para que seja mantida a ética, e que coisas como essa que aconteceu hoje na Casa em relação ao Diretor da rádio Nova Era, que ele classificou como deselegante, não se repita mais. Voltou a dizer que essa legislatura foi a que mais trabalhou na história da Câmara. Finalizou dizendo que o respeito deve ser mantido e o direito de resposta tem que ser concedido.

O Vereador José Sidenir (PC do B) e Líder do Governo na Câmara quis usar seu tempo para falar do futuro do município, com isso quer somente se ater as diversas reclamações que ouve a respeito do coordenador do Mercado Municipal, reclamações essas, que se arrastão há anos e que atinge diretamente o pequeno agricultor que às vezes é tratado desrespeitosamente.  Nessa mesma linha de pensamento, ele diz que muitas vezes o Prefeito pega a culpa sem ser culpado, por isso a partir de agora tudo será levado ao conhecimento do Prefeito. Não somente essa, mas todas as denúncias de péssima conduta de servidores. 

O Vereador Sidenir reafirmou seu compromisso com a atual administração, mas ressaltou que é até aonde ele achar que deve, referindo-se que continuará assim se o governo se mantiver sem corrupção, e acredita nisso piamente porque afirma que essa é uma gestão histórica, e que até agora não há provas de atividades ilícitas. 

Finalizou dizendo que vai cobrar da ELETROBRAS sua parte de trabalho nos bairros em que a Prefeitura Municipal cumpriu com sua cota de responsabilidade, como por exemplo, os bairros do Esperança e do Ipepaconha. Caso contrário afirmou que vai levar a população dos bairros para ocupar a ELETROBRAS local. 

A Vereadora Maria José (PT), se dirigiu ao Vereador Mirabor Leite dizendo que apesar de ter ido para a situação sempre manterá as amizades. 

Em relação ao Mercado, recebeu reclamação sobre a luz onde ficam os vegetais e falando com o Prefeito o problema já foi resolvido. Recebeu reclamação também do local onde se pega água e do Coordenador conhecido como Pelado. Hoje também já se tem um ponto onde pegar água. Por isso agradece ao Prefeito pela solução dos problemas. 

Outra reclamação e que não foi resolvida, foi a do banheiro, acrescentando que não é porque é da base do Prefeito que não vai reclamar. A Vereadora foi lá ontem e constatou que só havia uma porta aberta, e que estão usando um bem público como se fosse particular.

Sobre a sucata de máquinas disse ter cobrado do Secretário a falta de resposta do documento sobre o leilão. Inclusive, disse ter falado também com o Prefeito para que essas respostas sejam dadas, porque nas coisas que tiverem certas ela vai parabenizar, mas no que estiver errado jamais vai abaixar a cabeça.

Sobre os Secretários que estão fazendo campanha com dinheiro público levou ao conhecimento do Prefeito de todos os Secretários que estão sendo alvos dessas denúncias. Finalizou ratificando que os Vereadores estão fazendo o seu papel de fiscalizar.

O Vice-Presidente Vereador Lulu Neri (PT), diz que vinha sempre conversando com o Prefeito sobre a reforma do Mercado Municipal e o que poderia melhorar para o pequeno agricultor mantendo uma boa expectativa. Mas uma coisa que não o está deixando satisfeito, que é a feira para o pequeno agricultor que segundo ele esta sendo massacrado pra vender sua cabeça de gado, porque quem impõe preço é o comprador de fora. Por isso fez e agradece a aprovação de seu pedido de providência para que volte imediatamente a feira no mercado municipal com um calendário para o pequeno, médio e grande produtor. 

Ainda sobre o Mercado, disse que vai tratar com o Prefeito sobre o Coordenador do Mercado Municipal, alvo de muitas reclamações afirmando que não vai aceitar mais isso. 

Outra pauta que diz que não vai aceitar, é que nenhum Secretário faça política a não ser que se afaste do cargo. Avisou que se não for respeitado deixará o governo porque não trabalha dessa forma.

Sobre o problema da rádio, disse que a mesma ajuda mais que atrapalha, mas acrescentou que o Vereador também tem o direito de se defender. Disse que o citado jornalista tem uma marca na cidade e se tem seus erros, mas também tem qualidades.

Pediu para que quando fosse citado outro vereador na Casa, que o mesmo esteja presente para poder se defender.

O Vereador Nasso Kaxinawá (PC do B), tornou a falar que o papel do Vereador é fiscalizar e não executar, e quanto a isso os Vereadores estão cumprindo seu papel muito bem.

Sobre a Educação Municipal falou sobre seu importante papel reformando e construindo escolas, e se for possível não acabe com nenhuma, pelo contrário se construa ainda mais. 

Disse que não vai aceitar mudança na escola da comunidade do Novo Destino por estar funcionando há muito tempo, porque caso pleiteiem uma mudança, a mesma acarretará em prejuízo para as crianças, por ficar muito distante. Sua vontade é que se haja necessidade, que as mesmas sejam ampliadas ao invés de acabadas.

Sobre a carne no Mercado Municipal, acredita que só em Tarauacá a Prefeitura administra a venda, por outros municípios em que andou não vê isso acontecer. Disse ainda que desde que entrou na Casa observou chegar diversas reclamações contra o atual Coordenador, e apesar de todos os pedidos de providências e requerimentos esse problema não foi resolvido.

Falou da Ordem de Serviço que será assinada para a construção do Mercado do Peixe, uma obra importantíssima para o município para evitar os atravessadores.

Em relação ao esporte, ressaltou a quadra de esporte que também vai ser inaugurada no bairro da Copacabana, e gostaria antes de ver a qualidade da obra, afinal como disse, ele é fiscal do povo.

Finalizou afirmando que fica feliz quando o gestor, ouve, entende e compreende o Parlamento independentemente de sigla partidária.


PROPOSIÇÕES

Do Gabinete do Vereador Mirabor Leite, veio o Pedido de Providência Nº 012/2016 para que sejam tomadas providências para que o Coordenador do Mercado Municipal não utilize seu cargo para interceptar o pequeno produtor que quer vender boi no Mercado Municipal, para que o mesmo seja o fornecedor.

Do Gabinete do Vereador Marlindo Pinheiro veio o Pedido de Providência Nº 013/2016 para que sejam feitas as reformas em caráter de urgência do Hospital Dr. Sansão Gomes e da Maternidade Ethel Muriel, como também, a aquisição de equipamentos, como ar condicionado, gerador de energia, etc. 

Do Gabinete do Vereador Lulu Neri veio o Pedido de Providência Requerimento Indicação Nº 014/2016 para que a Prefeitura através da Secretaria Municipal Agricultura volte a fazer o calendário da “Feira” do Mercado Municipal em relação ao abate de bovinos.

Do Gabinete do Vereador Mirabor Leite veio o Requerimento Nº 005/2016 para que envie a esta Casa Legislativa os seguintes documentos:
- Informações de onde está a televisão que era do Mercado Municipal;
- Inventário Patrimonial da Prefeitura Municipal e suas respectivas Secretárias e Fundos;

Assecom
Compartilhar no Google Plus

Sobre Presidente Raquel de Sousa

Redatora do blog, Publicitária
    Comentário do Blogger
    Comentário do Facebook