ÚLTIMAS POSTAGENS:

SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 20/10/2015




Na Sessão de hoje (20), presidida pelo Vereador Ezi Aragão (PT), a maioria dos Vereadores reclamaram da forma que a Prefeitura anda respondendo seus Requerimentos e Pedidos de Providência. Segundo eles as respostas da chefia de Gabinete são evasivas, e ainda segundo o Vereador Marlindo não sabem o que respondem e quando respondem, respondem errado, já que a resposta não é enviada ao proponente.

Hoje tivemos somente um Requerimento, que foi o de Nº 031/2015 do Gabinete do Vereador Marlindo Pinheiro solicitando que enviem para esta Casa Legislativa relatórios contendo os gastos com combustível utilizado pela Secretaria de Saúde nos anos de 2014 e 2015.



O Vereador João Moreira (PP), reclamou que a Secretaria de Obras está deixando muito a desejar na manutenção das ruas, denunciando ainda que máquinas da Prefeitura Municipal estão operando em terrenos particulares. Disse que tem 3 anos que esta pedindo ao Secretário de Obras que ao seu ver ganha muito bem, (R$ 4,5 mil por mês), tem que atender o pedido dos Vereadores que representam toda a sociedade tarauacaense, deu como exemplo, um simples reparo de uma rua que  não é atendido pelo Secretário de Obras. João Moreira diz que não está pedindo nada pessoal, e sente certa politicagem no meio, o Vereador disse ainda, que, já que o diálogo não está funcionando infelizmente vai ter que mobilizar a população para ir diretamente à Secretaria de Obras cobrar seu direito de cidadão.

O Vereador Marlindo Pinheiro (sem partido), agradeceu aos seus congêneres a aprovação de seu pedido para que se averigúe uma suspeita de farra com combustíveis na Secretaria de Saúde aqui do município. Falou sobre os folders encontrados em cima de sua mesa que tratam a respeito de obras executadas pela Prefeitura, afirmando que eles não condizem com a verdade, apontando 12 investimentos propagandísticos de quase 7 milhões sendo que somente duas praças são realmente feitas com recursos próprios do Executivo sendo que esse ano ficou na história como o pior ano na história do município no que diz respeito a reabertura de ramais. Completou ainda que a Prefeitura só investiu 3.000 Lts de combustível nas reaberturas e indaga se a produção agrícola que alimenta a cidade não é mais importante que uma praça. Por isso afirma que o Prefeito Rodrigo não tem condições de administrar a Prefeitura. Apenas 165 km de manutenção (reabertura), de ramais foram feitos esse ano. 

Finalizou afirmando que só existe ações de saúde porque existe Programa de Saúde caso contrário não haveria uma ação se quer. Ainda desafiou os colegas a mostrar uma ação de saúde feita com recurso próprio.

Chamou de maquiagem e gostar de aparecer na mídia o que acontece hoje em dia no Executivo Municipal para esconder uma administração decadente.




O Vereador Valdor do Ó (PMDB), denunciou que médicos cubanos estão ilegalmente assinando laudos, o que é proibido, por isso vai fazer um Requerimento amanhã para que se disponibilize um médico habilitado para que se assine esses laudos, e as pessoas tenham assim possibilidade de um TFD (Tratamento Fora Domicílio). A indagação do Vereador é que se gasta tanto para fazer festa, tem que ter dinheiro para contratar mais profissionais.

O Vereador reclama que o bairro do Corcovado está abandonado, e por isso vai solicitar junto a Associação de Moradores uma autorização para levar 20 (vinte) cabeças de gado para realizar a limpeza das ruas.
 

Finalizou pedindo os Vereadores de situação que ajudem a melhorar administrativamente as unidades de saúde que estão sem médicos e com isso está sobrecarregando o hospital Dr. Sansão Gomes.

O Vereador Nasso Kaxinawá (Pc do B), Falou de suas atividades no rio justificando sua ausência nas última Sessões. O Vereador foi ouvir a comunidade indígena. Disse que a comunidade do Carapanã deve fornecer pirarucu em mais ou menos dois anos pela atenção e investimento a este tipo de produção específica na área da piscicultura daquela aldeia.

Pediu uma fiscalização do DERACRE no ramal do Caucho, para que se possibilite o término das construções das casas que estão sendo erguidas naquele local. Quer que na LOA determinem-se investimentos de projetos à população indígena. 

O Vereador disse ainda que vai pedir a Prefeitura a melhoria de condições de trabalho para escoamento de produção agrícola, como, por exemplo, aumento no número de canoas.
Finalizou saudando novamente a reativação da COOPTAR.

O Vereador Mirabor Leite (PMDB), iniciou falando do velho problema do Bairro do Luis Madeiro que até a presente data não foi feito nada e o rio já começa a dar sinais de cheia. Lembrou que já foi juntamente com outros Vereadores ao IMAC em Rio Branco e até hoje não foi feito nada para proteger aquela parcela carente da população, órgão esse que deveria fazer um estudo rápido para cortar a volta do rio Tarauacá na altura do Senhor Antônio Silva, cobrando inclusive em relação a isso mais atitude da Casa.

O Vereador diz que até gostaria de subir na Tribuna para elogiar, mas não tem como, citando como exemplo a cidade que ficou dias sem Prefeito, afirmando que o Prefeito viaja para Brasília o vice-prefeito sai em viagem pelo rio Muru e assim ninguém sabe quem comanda. Mirabor Leite voltou a cobrar a prestação de contas que deveria ter sido entregue até 05/05/2015 dos 1,8 milhões que vieram do Governo Federal para atender as necessidades dos desabrigados pelas enchentes do período chuvoso passado, e que, inclusive, poderia ser usado sem licitação, neste caso segundo o Vereador há uma suspeita que esse dinheiro foi sacado através de cartão de crédito para pagar contas pessoais de administradores do Executivo, classificando o assunto como gravíssimo. Finalizou reclamando que a Prefeitura trata a Câmara com desdém e falta de respeito.

O Vereador José Sidenir (PC do B), Líder do Prefeito na Câmara falou do desbarrancamento que pode levar a ponte na Vila São Vicente e que pode também inclusive prejudicar o mercado municipal naquela localidade. Por isso pediu que seus colegas Vereadores assinassem um abaixo assinado que trouxe daqueles moradores solicitando que uma ponta de praia seja ‘cortada’ nos moldes do que querem fazer os Vereadores no rio Tarauacá que ameaça desbarrancar casas no bairro do Luis Madeiro.

O Vereador afirma que apesar de todas as dificuldades deve-se olhar os avanços dessa administração, principalmente no tocante a área da saúde, onde ele afirma que hoje se faz duas ações de saúde anuais nos rios Muru e Tarauacá, coisa nunca vista antes na história do município, sem contar o atendimento do barco hospitalar para os ribeirinhos no porto da cidade, inclusive em data importante como a do novenário de São Francisco.

Na área da educação comunicou que teve mais uma inauguração de escola na zona rural que foi a Escola Municipal Maria Rita, Anexo II localizada no km 5, do ramal do Pelé, Projeto de Assentamento do Pólo.

Elogiou os colegas pela maneira de fazer oposição mostrando que todos os onze Vereadores querem o bem do município e estão com os pensamentos alinhados, afirmando que as formas de cobrar e agir de cada um deve ser respeitado.



A Vereadora Janaína Furtado (Rede de Sustentabilidade), comunicou que teve a grata notícia que a Unidade de Saúde que está sendo construída no Bairro Senador Pompeu será disponibilizada para a saúde da mulher e ainda levará o nome da ex-esposa do ex-prefeito Jasone Silva, a Sra. Quinha. Uma notícia boa segundo a Vereadora que estamos em pleno mês de conscientização sobre câncer de mama que é o outubro rosa. Cogita-se inclusive um mamógrafo que atenderá a Regional Tarauacá-Envira, ela só vai averiguar esta semana o porquê da obra estar momentaneamente parada.

Elogiou o Secretário de Obras que tem boa vontade, mas, solicitou que o mesmo receba apoio. Pediu que a Prefeitura disponibilize mais pessoas e equipamentos de proteção individual para a dita Secretaria, lembrando que, a Prefeitura não isenta sua responsabilidade pelo fato de ter terceirizado o serviço. 

A Vereadora Janaína Furtado ainda parabenizou os novos Presidentes de Bairros que foram eleitos na última eleição desejando boa sorte e que possam se engajar na luta pelos direitos dos respectivos munícipes. 
Janaína finalizou pedindo que se agilizasse o debate sobre o orçamento municipal para que as coisas não saiam atropelas como nos anos anteriores, inclusive a Vereadora já tem uma indicação a fazer em relação ao fundo municipal do idoso, além do Projeto de Lei que já tramita na casa a respeito do fundo municipal das mulheres cujo qual ela também pede agilidade para entrar no exercício de 2016.

O 1º Secretário Vereador Manoel Monteiro (Pc do B), registrou o falecimento do Sr. Antônio Costa 
De acordo com o Vereador Mirabor Leite, Manoel Monteiro disse que se coloca a disposição para ajudar a debater sobre esse problema do corte da curva do Rio Tarauacá, classificando como prioridade pela alta periculosidade do problema já que alguém pode acordar dentro do rio vindo até a morrer afogado por um súbito desbarrancamento. A seu ver, esse problema será solucionado com a construção de casas já anunciada pela Prefeitura Municipal, mas alerta que precisa dar mais agilidade sobre esse assunto.

Concorda com a Vereadora Janaína sobre a importância do Outubro Rosa, porque as mulheres merecem ter uma saúde melhor principalmente na fase mais preocupante que é a de quando se adquiri uma doença tão preocupante como o câncer.

O Vice-Presidente Vereador Lulu Neri (PT), pediu para que seus colegas trouxessem os comprovantes de depósitos em contas para pagamento de dívidas particulares por parte de integrantes da administração municipal. O Vereador Lulu Neri solicita isso para acabar de vez com o que ele chama de “disse me disse”, colocando-se inclusive como parceiro para ir mais fundo no assunto para que sejam tomadas as devidas providências.

Diz que não é porque se filiou no PT que vai defender o que não for correto. 
Sobre a questão de reabertura de ramais o Vereador disse ter ouvido do representante da SEAPROF local que a Prefeitura tem sido a maior parceira na manutenção dos mesmos tanto com combustível quanto com disponibilidade de máquinas.

Lulu Neri colocou-se a disposição também para verificar o porquê das respostas dos Vereadores não estarem vindas corretas.

Finalizou dizendo que a cidade não ficou sem Prefeito já que o vice-prefeito estava dentro do município tarauacaense.

Após o término da Sessão o Presidente Vereador Ezi Aragão convidou os demais Vereadores para participar de uma reunião preliminar requerida pelo Sr. José Otávio Pereira da V. P. Consultoria, empresa que está fazendo o projeto das novas rotatórias de entrada da cidade, e do prolongamento da Av. Tancredo Neves, mais conhecida como ‘pista velha’ com direito a parque e local para caminhada. Isso é um investimento orçado em mais de 35 milhões de reais onde haverá inclusive algumas desapropriações. Esse projeto é importante porque viabilizará de vez o crescimento da cidade para aqueles lados da BR.




ASSECOM
Compartilhar no Google Plus

Sobre Presidente Raquel de Sousa

Redatora do blog, Publicitária
    Comentário do Blogger
    Comentário do Facebook