ÚLTIMAS POSTAGENS:

CANIL MUNICIPAL, MUDANÇA DE PARTIDO E EXPO TARAUACÁ, FORAM OS ASSUNTOS MAIS DEBATIDOS NA SESSÃO DE HOJE



Na Sessão de hoje (06), no que tange às Preposições, veio o Requerimento de nº 029/2015, do Gabinete do Vereador João Moreira reiterando, o Requerimento nº 014/2015, para que seja encaminhado a esta Casa Legislativa, qual Cooperativa ou Empresa Prestadora de serviço foi contratada pela Prefeitura para terceirizar mão-de-obra, como também o endereço completo da mesma. 

DISCURSOS

O Presidente Vereador Ezi Aragão (PT), solicitou aos seus pares que os Projetos de Lei em tramitação que são: O Código Tributário; Código de Obras e a criação do Fundo de Previdência que já estão sendo analisados pela Assessoria Jurídica da Casa, para que apreciem para que possam estar sanando quaisquer dúvidas em relação aos mesmos com a mesma Assessoria Jurídica posteriormente.

O Vereador Marlindo Pinheiro (sem partido), esteve em Rio Branco para eleição da FETACRE, onde 17 dos 22 Sindicatos se fizeram presentes e cujo companheiro Manoel Cumaru foi eleito.

O Vereador reclamou dos furtos que aconteceram durante as festividades na cidade na última semana, inclusive sendo o Sindicato dos Trabalhadores rurais aqui do município um dos alvos dos ladrões que arrombaram a sede e deu um grande prejuízo material.

Outro problema que segundo Marlindo Pinheiro o Prefeito precisa explicar a falta de ação é em relação ao cemitério São João Batista, cujo qual, não tem mais espaço para enterrar ninguém. Sua contestação deve-se ao fato de que em 2013 foi aprovado pelos Vereadores recurso para resolver o problema, ameaçando inclusive ir até ao Ministério Público para que esse problema seja resolvido.

Criticou também a organização para eleição de conselheiros porque muita gente não conseguiu votar.

Finalizando o Vereador Marlindo Pinheiro comunicou oficialmente na Tribuna da Casa, sua saída do Pc do B.  O Vereador diz que sai de cabeça erguida e com seu nome limpo, mas devido a divergências administrativas com a atual gestão que ajudou a eleger e ainda afirma que se não fosse candidato a gestão hoje não era essa, resolveu deixar o Partido.


O Vereador João Moreira (PP), falou da reiteração de seu Requerimento nº 029/2015, portanto se não for atendido dessa vez, irá ao Ministério Público fazer uma denúncia formal. O Vereador afirma que empresas terceirizadas têm que ter um local para atender os funcionários e quer saber se as carteiras de trabalho dos mesmos estão sendo assinadas. Sobre o canil disse que recebeu uma denúncia e quando foi ver juntamente com os Vereadores Mirabor Leite e Valdor do Ó, puderam constatar a veracidade da denúncia. Segundo ele, isso mostra o porquê de sua saída da base de sustentação do Prefeito afastando assim os que o acusam de ser duro com a administração atual.

Ainda sobre o descaso do canil, disse que hoje se arrepende de não ter chamado na hora a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

O Vereador Valdor do Ó (PMDB), disse que se for colocar no papel a EXPO TARAUACÁ teve um gasto de mais de 1 milhão de reais, inclusive o Vereador soube que estavam pagando 1000 reais para cada boi que participasse do rodeio sem contar o gasto com  toda a estrutura metálica. O Vereador acha inadmissível gastar 160 mil e 60 mil com cantores, sendo que a cidade encontra-se cheia de coisas por fazer. Isso tudo, sem contar que o Estádio recebeu mais de 1,3 milhões de Emenda Parlamentar e não fizeram o que era pra ser feito, segundo o Vereador, passaram cal, mas se que consertaram o portão até hoje, afirmando que aquilo foi um desperdício enorme de dinheiro público.

Falou da denúncia feita dia 02/10 sobre o descaso com os cachorros do canil. Mostrou-se indignado, classificando como crime ambiental, para o Vereador esse caso é um verdadeiro absurdo para quem recebe R$2 mil por mês para deixar cachorro morrer de fome ao passo que dizem que os cachorros comem ração. 

O Vereador José Sidenir (PC do B), considerou essa época uma das mais festivas dos últimos anos aqui em Tarauacá. Em sua opinião não é por causa da crise que não possa haver diversão, inclusive porque vem dinheiro pra isso.

Por isso está convocando o Secretário de Cultura João Maciel para sanar as dúvidas sobre as festas ocorridas durante o verão para os Vereadores. Em relação aos últimos acontecimentos de corrupção que assola o país, o Vereador é de acordo que seja de quais partidos forem, as pessoas que estão sucateando a nação tem que ir para a cadeia. 

A Vereadora Janaína Furtado comunicou oficialmente na Tribuna sua filiação ao Partido Rede de Sustentabilidade criado pela acreana Marina Silva. 

Sobre o Canil Municipal, por ser uma pessoa que adora cães, disse que foi uma das que mais combateu e denunciou o uso indevido do canil municipal, e isso pode ser confirmado facilmente em sua página pessoal. A Vereadora afirma que se tem uma coisa que não deu certo na gestão do Prefeito Rodrigo Damasceno foi o canil municipal, um local inclusive que era utilizado para consumo de drogas. A Vereadora diz saber tudo sobre o aluguel do canil, porque foi ela quem solicitou da Prefeitura todos os documentos que tratam de locação de imóveis desde o ano passado. A Vereadora finalizou esse assunto afirmando que a Prefeitura precisa resolver esse assunto de forma veemente, propondo inclusive suspensão do contrato por ser em área alagadiça.

O 1º Secretário Vereador Manoel Monteiro (Pc do B), iniciou sua fala parabenizando deu filho Marcelo pela passagem de seu 14º aniversário. Parabenizou também os novos conselheiros municipais.  O Vereador acredita que a chuva trouxe um prejuízo muito grande ao Estádio Naborzão, mas sabe que em alguns meses até o início do próximo campeonato dá para ser recuperado. 

Manuel Monteiro disse que a vinda do Vereador Lulu Neri e da Vereadora Maria José para o PT, duas pessoas íntegras, só vem fortalecer mais os trabalhos da Casa.

Para o Vereador apesar de não ter nem uma bicicleta, é taxado como ladrão, mas admite que é da política a pessoa ser de oposição ou situação, e por isso passível de críticas. Segundo o Vereador ainda sobre o caso do canil diz que, esse problema é oriundo de uma armação causada por aliados, opinião essa que comunga o próprio Secretário de Saúde.

Finalizou dizendo que procura sempre fazer seu trabalho com tranqüilidade e respeito a todos, e se for vontade do povo e acharem que ele deva voltar a assumir uma cadeira na Câmara, ele está à disposição.

O Vice-Presidente Vereador Lulu Neri (PT), agradeceu a Deus por mais um Novenário de São Francisco complementando que vem a calhar porque o tarauacaense é um povo que gosta de festa. Da mesma forma EXPO TARAUACÁ um evento dos mais comentados em todo o Estado do Acre, mostrando assim que estamos no mesmo patamar dos demais municípios.

Disse ter voltado ao PT por sempre ter como princípio respeitar todos os partidos, o que deixou a porta aberta para sua volta, e por isso volta de cabeça erguida e espera contribuir com suas opiniões como sempre fez. Comparou essas mudanças de partido político a jogador de futebol dando como exemplo o atual técnico do Vasco da Gama, que enquanto jogador queria fazer um gol para rebaixar o time que hoje ele treina. Disse que a oposição está correta em cobrar porque faz parte do processo democrático e de antemão já se colocou à disposição para dialogar.

O Vereador Nasso Kaxinawá (Pc do B), registrou que participou de um encontro de lideranças indígenas para a reativação da VIII Assembléia Geral da OPTAR que teve uma política importante nas demarcações de terras, saúde e educação de qualidade e que teve agora com a nomeação do Manoel Kaxinawá por quatro anos de mandato a esperança de melhoras para todos os indígenas.

Também parabenizou os eleitos para conselheiros tutelares afirmando que nunca tinha visto uma movimentação tão grande para uma eleição desse tipo. Por isso concorda também que precisa-se aumentar o número de urnas porque a procura foi grande e muitos ficaram muito tempo em pé para votar. Alguns nem conseguiram.

Sabe que a Expo Tarauacá não foi realizada no lugar adequado, mas afirmou que a festa mostrou-se como um grande empreendimento principalmente para um povo que gosta de festa como o tarauacaense. Parabenizou o espaço para o artesanato indígena que faz-se aparecer cada vez mais em uma festa tão importante como essa.

O Vereador Nasso Kaxinawá é da opinião de que o estrago feito no Estádio Naborzão pela EXPO TARAUACÁ dá para ser consertado antes do início do campeonato, porque a Prefeitura tem plenas condições de executar o serviço, mas defende que deve-se procurar um lugar mais adequado para a realização da próxima EXPO TARAUACÁ 

Assecom
Compartilhar no Google Plus

Sobre Presidente Raquel de Sousa

Redatora do blog, Publicitária
    Comentário do Blogger
    Comentário do Facebook